A produção de veículos realizada no país em 2025 cresceu 3,5% ante a produção realizada em 2024. Segundo dados da Anfavea, divulgados na quinta-feira, 15, saíram das linhas de montagem do país no acumulado do ano 2,644 milhões de unidades.
Para o presidente da entidade, Igor Calvet, a indústria esperava mais, ainda que os resultados tenham sido considerados positivos.
“Esperávamos mais, mas não foi um ano ruim para o setor automotivo. apesar de tudo é um ano com resultados positivos”, disse Calvet.
São, de fato, positivos, considerando que o volume registrado pelo setor em 2025 foi o maior pelo menos dos últimos cinco anos. Vale lembrar que muitos fatores jogaram contra as montadoras, como o cenário de crédito, tensões geopolíticas e intempéries climáticas.
Do total produzido no ano passado, 1,990 milhão de unidades corresponderam aos modelos de automóveis, 4,8% a mais sobre o resultado registrado em 2024. Já a produção de comerciais leves chegou a 501 mil unidades, volume 3,3% maior.
Produção de caminhões pesados caiu 24% ano ano passado
A produção de caminhões, por sua vez, apresentou uma queda que já era esperada pela indústria ao longo do ano. Saíram das linhas entre janeiro e dezembro 124 mil unidades, 12% a menos do que em 2024. A maior queda de produção foi vista no segmento de pesados, menos 24%, somando 61 mil unidades.
Por fim, a produção de chassis de ônibus encerrou o ano passado com alta de 1,6% sobre 2024, com 28 mil unidades produzidas no acumulado de 2025.
Fonte: Automotive Business

































