O ritmo na alta do preço médio de carros usados desde a pandemia foi muito mais intensa que a dos 0 km. A constatação é de um levantamento do IBV Auto que traçou um comparativo dos mercados de janeiro de 2020 a novembro de 2025.
O estudo aponta que no período o preço médio dos carros usados teve alta de 80,5%. Já os veículos leves 0 km tiveram valorização de 51,9% na mesma base de comparação.
Novos consumidores forçaram preço médio dos carros usados
Para Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV, a diferença reflete uma mudança no comportamento do consumidor.
“Com fortes reajustes dos zero-quilômetro, especialmente durante a pandemia, o mercado de usados passou a concentrar uma demanda maior do que o habitual, o que ajuda a explicar por que os preços avançaram de forma tão acelerada”, acredita o executivo.
Segundo o estudo, a escalada dos preços dos veículos novos após a pandemia limitou o acesso de parte dos consumidores aos modelos 0 km. Tais consumidores migraram, então, para o mercado de carros seminovos e usados, o que elevou o preço médio do segmento de segunda mão.
O levantamento também aponta que mesmo com uma relativa estabilidade e acomodação nos últimos meses, o preço médio dos carros usados segue elevado.
Fonte: Automotive Business


































