“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Quais marcas chinesas chegaram ao Brasil em 2025

Montadoras como GAC, Geely, Leapmotor e MG estrearam no país

22/12/2025

C10 é um dos carros que a Leapmotor lançou em novembro (foto: Vitor Matsubara/AB)

Por Vitor Matsubara

Não é exagero dizer que as fabricantes da China invadiram o mercado brasileiro. Várias marcas chinesas estrearam no Brasil em 2025. E mais algumas vão chegar ao país no ano que vem.

Diante desse fenômeno asiático, Automotive Business relembra quais foram as marcas chinesas que iniciaram as operações no Brasil em 2025.

GAC foi uma das marcas chinesas que chegaram ao Brasil

Marcas chinesas que chegaram ao Brasil em 2025
GAC estreou com cinco modelos no Brasil

GAC Motor foi a primeira das marcas chinesas que chegaram ao Brasil em 2025. A empresa estreou de cara com cinco modelos: Aion ES, Aion V, Aion Y, Hyptec HT e GS4. Destes, apenas o último tem motorização híbrida – os demais são elétricos.

Assim como outras compatriotas, a marca se associou à importantes grupos de concessionários para montar sua rede. Enquanto isso, a fabricante já testa motores híbridos flex e pensa em produzir veículos no Brasil.

Geely

A Geely estreou no mercado brasileiro em julho com a importante ajuda da Renault. A marca francesa é parceira comercial e cuida da venda e distribuição dos modelos. Primeiro veio o SUV elétrico EX5 e, em novembro, foi a vez do EX2 debutar no Brasil.

A relação entre as duas montadoras ganhou novo capítulo dias antes da estreia do EX2. Os chineses adquiriram 26,4% das operações locais da francesa, dando origem à Renault Geely do Brasil.

A transação permitirá que a Geely fabrique seus carros em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2026. O primeiro deles será a versão híbrida do EX5.

Leapmotor

Marcas chinesas que chegaram ao Brasil em 2025
Leapmotor debutou com duas versões do C10

Leapmotor se autointitula como “a marca chinesa com mais de 50 anos de Brasil”. Tudo por causa da experiência do grupo Stellantis, que controla marcas como Fiat, Jeep e Ram.

As operações começaram em novembro com 36 concessionárias, sendo todas elas pertencentes à grupos que já trabalham com as marcas do conglomerado. As lojas têm instalações próprias e toda a estrutura de pós-vendas seguirá o padrão da Stellantis, inclusive nas oficinas.

Os modelos C10 e B10 são os primeiros vendidos pela Leapmotor. O C10 está disponível nas versões elétrica (R$ 189.990) e elétrica com extensor de autonomia (R$ 199.990).

Já o B10 está em pré-venda exclusivamente com motorização elétrica por R$ 172.990 e as primeiras unidades serão entregues em janeiro de 2026.

Durante o Salão do Automóvel, a Stellantis confirmou a produção de carros da Leapmotor em sua fábrica no estado de Pernambuco.

MG Motor

MG Cyberster no Brasil
Cyberster é um dos carros elétricos que a MG vende no Brasil

MG Motor foi uma das últimas marcas chinesas que aportaram no Brasil em 2025.

Embora tenha sua origem na Inglaterra (e faça questão de ressaltá-la), ela é controlada pelo grupo SAIC, que detém marcas como Maxus, Wuling e Baojun. A SAIC, inclusive, é mais conhecida por aqui pelas parcerias mantidas com General Motors e Volkswagen.

Mas, voltando a falar da MG, a marca estreou com quatro modelos. O hatch MG4, o SUV MGS5 e o esportivo Cyberster compõem a linha de produtos. Todos são elétricos.

A promessa era de fechar 2025 com 24 concessionárias nas capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, bem como em algumas cidades do interior paulista.

A rede é fruto de parcerias com 12 grupos locais. Para 2026, a MG espera ter 70 revendas, inclusive em outras regiões do Brasil. E promete fabricar carros por aqui em breve.

Jetour

Jetour começa a vender SUVs em meados de 2026

Jetour é a segunda marca do grupo Chery presente no Brasil. Antes dela, a Omoda Jaecoo já se instalou por aqui. Ambas têm operação própria, sem ligação alguma com o grupo Caoa, que segue à frente da Caoa Chery.

Embora tenha anunciado seus planos em 2025, a Jetour só venderá seus SUVs a partir do primeiro trimestre de 2026. Serão três modelos híbridos: S06, T1 e T2. Ao longo do ano que vem, mais três modelos estreiam no Brasil.

A projeção é de ter uma rede com 40 concessionárias e estoque inicial superior a 1.500 unidades. O primeiro lote de veículos chega ainda em dezembro de 2025, pelo porto de Vitória (ES).

Fonte: Automotive Business

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