“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Locadoras compram menos carros, mas faturam mais

Aquisições junto às montadoras caíram 4,5%, enquanto receita cresceu 12%, para mais de R$ 60 bilhões este ano

16/12/2025

Por Alzira Rodrigues

Os juros altos e a manutenção de preços em patamares elevados levaram as locadoras a comprarem menos carrros 0 km este ano. Dados premilinares da Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, indica queda de 4,5% no comparativo com 2024.

“No passado compramos 649.399 veículos 0 km juntos às montasdoras e para este ano estamos prevendo em torno de 620.000”, revela o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Jr.

LEIA MAIS

Setor de locação chega para a Expo Abla 2025 cautelosa, mas em crescimento contínuo

Ao mesmo tempo em que fizeram menos aquisições, as locadoras retiveram mais carros em uso do que em 2024, o que gerou aumento de 5,5% na frota. O dado positivo do ano é o crescimento do faturamento em 12%, com perspectiva de superar os R$ 60 bilhões em 2025.

“Mesmo tendo superado alguns entraves, como a crise global dos chips automotivos, o cenário para a indústria e também para a locação ainda é instável”, comenta Miguel Jr. “No entanto, há alguns fatores que nos levam a crer numa recuperação em 2026, ano de Copa e eleições”.

Na sua avaliação, a temporada de verão será um bom termômetro para a atividade em 2026. A expectativa é que a demanda no rent a car, modalidade de locação ligada ao turismo, cresça em torno de 10% nos próximos meses, em relação à alta temporada de 2025.

Fonte: AutoIndústria

Informes