A Stellantis confirmou o lançamento de seis carros híbridos em 2026. A informação foi revelada por Herlander Zola, presidente da Stellantis América do Sul, na última segunda-feira, 8.
Destes, quatro modelos serão fabricados no Polo Industrial Stellantis, em Goiana (PE). Fiat Toro e os Jeep Compass, Commander e Renegade ganharão versões híbridas-leves no ano que vem.
A estreia dos carros híbridos da Stellantis é fruto do investimento de R$ 13 bilhões que acontecerá por lá até 2030.
Como serão os carros híbridos da Stellantis feitos em PE
Os quatro modelos feitos em Pernambuco terão tecnologia híbrida leve. Neste caso, o sistema será de 48 volts, e não de 12 volts, como nos Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 e 2008.
O site “Autos Segredos” afirmou que serão dois propulsores elétricos: um no lugar do alternador e outro ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas – que também estreia com as novas versões.
Ainda segundo o site, a ideia é que o motor elétrico do sistema carregue a bateria e eventualmente gere torque adicional em certas situações. O sistema também teria uma função na qual o veículo continua em movimento mesmo com câmbio desacoplado ou até com o motor desligado.
O motor de combustão será o conhecido 1.3 turbo flex, que entrega até 185 cv e 27,5 kgfm.
E quais são os outros dois carros híbridos?
Já mencionamos que a Stellantis comercializa a tecnologia híbrida leve com motor elétrico de 12 volts. Este sistema deve equipar outros carros de entrada das marcas do grupo.
O mais certo para receber a tecnologia é o Jeep Avenger, que será produzido em Porto Real (RJ) com motor 1.0 turbo de até 130 cv e feito sobre a mesma plataforma dos modelos Citroën feitos na planta fluminense.
Já a Fiat, que confirmou a chegada de um inédito hatch compacto em 2026, poderia lançar o Grande Panda com o sistema híbrido leve. O modelo está em testes no Brasil e estreia no ano que vem.
A Citroën é outra que poderia se beneficiar da tecnologia. Neste caso, o Basalt seria um forte candidato. O modelo é, atualmente, o mais vendido da gama da marca francesa no mercado brasileiro.
Fonte: Automotive Business
































