Com identidade marcante e reconhecido como o hatch compacto com atitude de SUV, o Citroën C3 celebra o marco de 100 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro (RJ). Lançado em 2003 no Brasil, o modelo conta com o maior espaço interno, porta-malas e central multimídia. Neste ano, a linha 2026 apresentou evoluções para a gama, incluindo a chegada da nova versão XTR, com proposta mais aventureira e robusta, sem abrir mão da acessibilidade, valor essencial da Citroën.
“O Citroën C3 contribuiu significativamente para a relevância da Citroën no país e estabeleceu uma nova referência no segmento de compactos na época. Até hoje, o modelo tem um papel fundamental em nossa gama, pois traz os novos clientes que buscam um hatch com as vantagens de um SUV, com seu amplo espaço interno”, destaca Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.
“Alcançar a marca de 100 mil unidades produzidas do Citroën C3 reafirma a força industrial do Polo Automotivo de Porto Real. É um resultado que nasce do compromisso diário das nossas equipes com tecnologia, qualidade e excelência, sempre buscando entregar um produto competitivo e alinhado às necessidades reais dos nossos clientes, com desempenho e confiabilidade. Esse marco reforça o papel estratégico do Polo na transformação industrial da Stellantis e no fortalecimento da economia da região, impulsionando inovação, empregos e o desenvolvimento de toda a cadeia automotiva fluminense”, afirma Sérgio Marques, Plant Manager do Polo Automotivo Stellantis de Porto Real.
A linha de produtos 2026 é composta por cinco versões, sendo: Live, Live Pack, Feel, YOU! e XTR. A versão XTR, recém-lançada, se posiciona como topo de gama do motor 1.0 Firefly com câmbio manual, entregando até 75 cv de potência, e oferece maior versatilidade para diferentes terrenos graças aos pneus ATR de uso misto e rodas de 15”, além de acabamentos e design exclusivos. O interior foi renovado com novos revestimentos nos bancos, apoio de braço para o motorista, painel e cabine escurecida. Na conectvidade, a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25″ — a maior entre os concorrentes diretos — ganhou bordas ultrafinas em preto brilhante, mantendo a navegação imersiva e moderna, com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. Outra evolução, é que a partir da versão Feel, os comandos dos vidros elétricos, tradicionalmente localizados entre os bancos dianteiros, passam a estar posicionados na porta do motorista.
A história do Citroën C3 nasce do conceito Lumière, apresentado no Salão de Paris de 1998 e desenvolvido pelo estúdio de design da marca sob direção de Donato Coco. O carro chamou a atenção à época pelo teto curvo e linhas que surgiam com robustez. A primeira geração do modelo foi lançada em maio de 2023 e foi marcada por linhas arredondadas e ampla área envidraçada com para-brisa de destaque. Foi o primeiro modelo da Citroën a adotar direção com assistência elétrica de variação automática conforme a velocidade. Depois foram lançadas em agosto de 2012 e mesmo mês em 2022, respectivamente a segunda e terceira geração do hatch compacto que continua tendo um papel representativo para a marca até hoje.
A marca Citroën
Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.
Sobre a Stellantis
A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma montadora líder global, comprometida em oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus stakeholders. Seu portfólio exclusivo de marcas icônicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, visite www.stellantis.com.
































