O mercado de carros usados deve fechar 2025 com um índice de variação de preços abaixo da inflação. A projeção é do Relatório de Perspectivas Macroeconômicas do banco BV.
Segundo a instituição financeira, o IBV Auto, índice que mede a variação de preços de carros usados, deve registrar alta de 3,1% no ano. O ritmo é inferior ao crescimento estimado para 2025, de 5,5%, e ainda deve ficar abaixo da inflação medida pelo IPCA, cuja previsão é de 4,3%.
Taxa de juros impacta preços dos carros usados
Para o banco, a inflação menor nos preços dos carros usados reflete uma desaceleração “esperada” no ritmo da economia do país.
“A taxa de juros elevada deverá continuar impactando defasadamente a economia, moderando seu ritmo de crescimento e reduzindo a pressão sobre os preços”, diz Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.
A instituição, inclusive, prevê uma desaceleração no mercado de veículos de segunda mão também em 2026. Segundo Jamil Ganan, diretor de negócios de varejo do banco, o consumidor está pesquisando e ponderando mais antes de fechar negócio, além de buscar modelos mais baratos.
“Isso mantém o mercado ativo, porém em um ritmo mais moderado. O ano de 2026 deve ser de equilíbrio, e a queda gradual dos juros pode contribuir para quem deseja financiar, sem necessariamente gerar grandes pressões de preço”, acredita.
Lançado em setembro, o IBV Auto é um indicador desenvolvido para medir a variação de preços de automóveis leves usados no Brasil. O levantamento é feito com base no valor total das negociações (volume e preço).
Fonte: Automotive Business































