O retorno do Salão do Automóvel ao Distrito Anhembi, após sete anos, inclui curiosidades que vão além da tradicional exposição de veículos realizada pelas montadoras. Máquinas agrícolas e de construção, eVTOL e carro de Fórmula 1 montado com peças de Lego são algumas das curiosas atrações que chamam a atenção do público que circula nos corredores do pavilhão de exposição até domingo, 30.
A John Deere, fabricante de máquinas agrícolas e de construção, participou pela primeira vez do evento. É também a primeira vez que uma empresa do segmento divide espaço com automóveis no Salão. O estande está na primeira fila e exibe duas máquinas de porte médio, um trator 7M e uma pá-carregadeira 624 P.
Thomás Spana, gerente de marketing da divisão de construção da empresa, falou sobre a decisão de participar do Salão do Automóvel 2025: “Temos dois pontos importantes: viemos para o evento para mostrar o nível de tecnologia embarcada em nossas máquinas. Um outro ponto é mostrar o porte e a capacidade de nossas máquinas, que são usadas para construir e realizar a manutenção das estradas por onde passam os automóveis”.
No estande da John Deere também está presente o concessionário Terraverde, que representa a empresa com mais de cem pontos de venda: mesmo não sendo o foco desta feira, caso algum visitante tenha interesse em avançar com a intenção de compra de uma máquina. ele será atendido.
Carro que voa, test-drive e lego
Presente também na primeira fila de estandes do evento a GAC, marca chinesa que chegou recentemente ao Brasil e tem a intenção de produzir modelos híbridos e elétricos em 2026, trouxe mais do que veículos para o Salão do Automóvel: apresentou ao público o seu Govy Aircab,um eVTOL, conhecido popularmente como carro voador, aeronave elétrica com decolagem e pouso vertical.

O Govy Aircab mostrado no evento é a versão final de produção em série, que terá início no segundo semestre do ano que vem na China, quando a montadora pretende avançar com as vendas globalmente. Sua autonomia é de 30 quilômetros, o tempo de recarga é e 30 minutos e a condução é autônoma nível 4, sendo uma opção de mobilidade para trajetos rápidos dentro da cidade.
Outra novidade, esta atendendo a pedidos do público e dos expositores, é uma pista indoor montada para que os visitantes possam testar os veículos de algumas marcas. A atração não é para todos: o ingresso é mais caro e cada marca tem um número limitado de test-drives para oferecer por dia.

A Lego também está presente no evento e a sua grande atração é um carro de Fórmula 1 de tamanho real que foi montado no estande, junto com um capacete do piloto Ayrton Senna, em peças do brinquedo da marca. Há algumas miniaturas de veículos da Lego à venda para os visitantes.
Outras marcas não montadoras de veículos estão presentes, como a Suzuki e a Vespa, que levaram motocicletas, fornecedores como WEG e XBRI, e o Carde, o museu sediado em Campo do Jordão que levou uma Ferrari F40 e um Dodge Charger RT ao seu estande, além de outras preciosidades disponíveis para o público ver bem de perto.

Fonte: AutoData































