Por Pedro Kutney
O Citroën C5 Aircross, SUV médio elétrico topo de gama da marca recém-lançado na Europa, é a principal novidade da fabricante em seu estande no pavilhão de exposições do Anhembi, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 22 a 30 de novembro.

De porte médio, o C5 é construído sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis, a mesma que serve de base para vários outros modelos da fabricante, como o novo Jeep Compass e Peugeot 3008. Portanto, seria candidato natural a ser uma nova marca de veículos a ser produzida na fábrica de Goiana, PE, junto com outros modelos Jeep, Fiat e Ram fabricados lá – mas por ora o anúncio é que a quarta marca a entrar na linha de produção de Pernambuco será a chinesa Leapmotor.
A Stellantis não confirmou nenhuma de suas pretenções na apresentação do modelo, nem mesmo se e quando pretende vender o C5 Aircross no mercado brasileiro.
Segundo Felipe Daemon, vice-presidente da Stellantis responsável pela marca Citroën na América do Sul, a ideia é fazer do Salão uma experiência para sentir a receptividade do público diante da exótica cor denominada Verde Hulk do SUV em exposição: “Não existe melhor clínica do que esta para testar o interesse do consumidor sobre um carro. Vamos ver. Mas no momento não temos nada confirmado para vender o C5 Aircross no Brasil”.

Plataforma multienergia com materiais recicláveis
O C5 Aircross oferece algumas opções de propulsão eletrificada. A versão elétrica é oferecida com duas configurações de potência: 210 cv com até 520 quilômetros, usando bateria de 73 kWh, ou 230 cv com até 680 quilômetros de autonomia da bateria de 97 kWh. Na Europa também foram lançadas duas opções híbridas, uma de 145 cv e outra plug-in de 195 cv.
Concebido e projetado em França, o novo C5 Aircross é produzido na histórica fábrica da Citroën em Rennes, na Bretanha. O carro incorpora 160 kg de metais reciclados e 47 kg de plásticos reciclados ou de origem biológica. Elementos como os plásticos claros nas áreas de armazenamento são feitos com 20% de ramos de videira provenientes de vinhedos orgânicos da Borgonha – é o primeiro veículo do mundo a empregar esse recurso natural em sua composição.

O C5 Aircross tem dimensões generosas, com 4m65 de comprimento e 2m78 de entre-eixos, que permite um amplo espaço na segunda fileira do modelo, onde os passageiros contam com 5 cm a mais de espaço para os joelhos e 7 cm adicionais de altura em relação à geração anterior.
Fonte: AutoData






























