O Brasil emplacou 105,9 mil leves na primeira quinzena de novembro, queda de 3,5% frente à 1ª quinzena de outubro (109,7 mil) e recuo mais significativo de 10,6% em relação à mesma quinzena de novembro de 2024 (118,5 mil). No acumulado de 2025, o setor soma 2,16 milhões de licenciamentos, apenas 1,9% acima de 2024 (2,12 milhões) — crescimento modesto, sem sinal de aceleração estrutural.
Foram 10 dias úteis na quinzena (11 em outubro; 10 em nov/24). A média diária ficou em cerca de 10,6 mil unidades, acima de outubro (~10,0 mil; +6,2% m/m), mas bem abaixo de novembro do ano passado (~11,8 mil; -10,6% a/a). Ou seja: o dia útil está “trabalhando” mais que em outubro, mas ainda longe do patamar de 2024, reforçando um mercado que segue se defendendo mas via mix e canais do que via expansão real de demanda.
Canais: venda direta cresce na margem; varejo aperta o freio
- A venda direta voltou a ganhar peso na quinzena, com 52,1% de participação (out/25: 48,6%; nov/24: 54,2%). Em volume, foram:
- Showroom (varejo): 50.764
- Venda direta: 55.128
Comparações:
- Showroom
- vs. 1ª quin. out/25: -10,0%
- vs. 1ª quin. nov/24: -6,4%
- vs. acumulado 2024: -1,9% (1.144.757 vs. 1.167.482)
- Venda direta
- vs. 1ª quin. out/25: +3,5%
- vs. 1ª quin. nov/24: -14,2% (efeito de base elevada em 2024)
- vs. acumulado 2024: +6,7% (1.011.658 vs. 948.477)
No acumulado do ano, a venda direta representa 46,9% do mercado (2024: 44,8%), consolidando um quadro em que quase metade do volume depende de frotistas/locadoras. O varejo segue em leve contração a/a, o que indica um consumidor pessoa física mais seletivo, pressionado por crédito e renda, mesmo com alguma melhora no curto prazo frente a outubro.
Montadoras: GM e Renault ganham espaço; Toyota perde forte terreno
- Entre as variações de participação na 1ª quinzena de novembro, os destaques foram:
- GM: de 11,7% para 13,1% (+1,4 p.p.)
- Renault: de 3,9% para 5,7% (+1,8 p.p.)
- Jeep: de 4,9% para 5,4% (+0,5 p.p.)
- Do lado negativo:
- Toyota: de 6,7% para 3,6% (-3,1 p.p.)
- Nissan: de 3,0% para 2,2% (-0,8 p.p.)
- Fiat: de 21,1% para 20,7% (-0,4 p.p.)
- Top 5 Montadoras
- FIAT – 20,7%
- VW – 16,7%
- GM – 13,1%
- HYUNDAI – 9,8%
- RENAULT – 5,7%
- A Fiat mantém a liderança, mas com leve perda de share. GM e Renault aproveitam melhor o momento, com ganhos relevantes em poucos dias, enquanto a queda de Toyota é expressiva e limita a presença da marca no ranking, reforçando um quadro de oferta mais restrita em alguns produtos-chave.
Top 15 Modelos
MARCA | MODELO | EMPLACADOS | %
FIAT | STRADA | 6136 | 5,79%
GM | ONIX | 5274 | 4,98%
VW | TERA | 4358 | 4,12%
HYUNDAI | CRETA | 4232 | 4,00%
HYUNDAI | HB20 | 4097 | 3,87%
VW | T CROSS | 3917 | 3,70%
FIAT | ARGO | 3870 | 3,65%
FIAT | MOBI | 3812 | 3,60%
VW | POLO | 3631 | 3,43%
RENAULT | KWID | 3088 | 2,92%
JEEP | COMPASS | 2853 | 2,69%
GM | TRACKER | 2469 | 2,33%
VW | SAVEIRO | 2416 | 2,28%
HONDA | HR-V | 2373 | 2,24%
FIAT | FASTBACK | 2190 | 2,07%
A Strada continua isolada na ponta, combinando uso misto (trabalho/uso pessoal) e forte presença em frotas. O restante do ranking segue dominado por hatches compactos e SUVs, confirmando que o grosso do mercado ainda está em segmentos sensíveis a preço e financiamento, mesmo com avanço dos eletrificados.
Geografia: Minas segue à frente, São Paulo logo atrás
Minas Gerais mantém a liderança, influenciada pelo peso de operações de locação/frota, enquanto São Paulo permanece como segundo maior mercado. O Sul (PR, RS, SC) fecha a quinzena com participação relevante, mas sem grandes saltos. O quadro reforça que a expansão de volume continua bastante concentrada em alguns polos.
Mix: hatchbacks reagem na margem, mas seguem abaixo de 2024
Os hatches responderam por 23,1% do mix na 1ª quinzena de novembro, acima de outubro/25 (20,8%; +2,3 p.p.), mas bem abaixo de novembro/24 (27,3%; -4,2 p.p.).
Na prática, o segmento reage um pouco na margem — possivelmente apoiado em campanhas de entrada e giro de estoque — mas ainda não volta ao patamar pré-onda de SUVs, sinalizando uma migração estrutural de parte da demanda para produtos mais altos e caros, o que também pressiona a capacidade de compra do varejo.
Eletrificados: volume cresce forte a/a, mas share cai na quinzena
Os eletrificados somaram 10.303 unidades na 1ª quinzena de novembro, contra 11.749 na 1ª quinzena de outubro e 6.812 na mesma quinzena de 2024.
- Quinzena vs. outubro/25: -12,3% em volume
- Quinzena vs. novembro/24: +51,2% em volume
O share de eletrificados no período ficou em torno de 9,7% do mercado total (10.303 / 105.892), abaixo de outubro (cerca de 10,7%), mas muito acima do nível observado um ano antes (~5,7%). No acumulado de 2025, são 223,6 mil eletrificados, crescimento de ~55,9% a/a, com participação próxima de 10,4% no total de leves (vs. ~6,8% em 2024).
Distribuição por powertrain – 1ª quinzena de novembro
- BEV: 3.288 (31,9%)
- PHEV: 3.181 (30,9%)
- MHEV: 2.382 (23,1%)
- HEV: 1.452 (14,1%)
Modelos líderes por tecnologia
- BEV: BYD Dolphin Mini – 1.257 (38,2% dos BEV)
- PHEV: BYD Song Plus – 775 (24,4% dos PHEV)
- MHEV: FIAT Fastback – 958 (40,2% dos MHEV)
- HEV: GWM Haval H6 – 475 (32,7% dos HEV)
O segmento continua sendo o principal vetor de crescimento estrutural do mercado, mas o recuo de share na quinzena mostra que a trajetória não é linear: oscila com campanhas, disponibilidade de produto e o comportamento do mercado total.
Marcas Chinesas
As marcas chinesas responderam por 9,7% das vendas na 1ª quinzena de novembro, levemente acima dos 9,2% da 1ª quinzena de outubro.





























