“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

IQA impulsiona sustentabilidade automotiva com trilha ESG apresentada na COP30

IQA DS propõe um modelo completo de gestão ESG, alinhado aos ODS da Agenda 2030, para acelerar a transição verde da indústria automotiva

14/11/2025

Durante a COP30, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva reforça seu protagonismo nas discussões sobre sustentabilidade e transição energética no setor automotivo. O Instituto estará presente no estande Brazilian Sustainable Transportation, ao lado de outras 12 instituições do setor automotivo, localizado na Blue Zone (PV-B26), os visitantes podem conhecer em detalhes o IQA DS (Desenvolvimento Sustentável), uma iniciativa que propõe uma trilha de sustentabilidade ESG desenhada para apoiar empresas de todos os portes na adoção de práticas sustentáveis em alinhamento com o princípio da Agenda 2030 das Nações Unidas: “Ninguém deixado para trás.”

A Trilha de Sustentabilidade ESG desenvolvida pelo IQA está estruturada em sete componentes interligados, que permitem um diagnóstico completo, implementação e certificação de práticas sustentáveis, além de fomentar uma transformação cultural genuína nas organizações.

Diagnóstico e Plataforma ESG

A primeira etapa envolve diagnósticos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), normas técnicas e o nível de maturidade ESG das empresas. O processo permite avaliar a contribuição da organização para a Agenda 2030 e sua aderência a normas como a ABNT PR 2030, que define conceitos e diretrizes de Ambiental, Social e Governança (ESG).

Até o momento, mais de 1.500 pessoas já foram impactadas pelas ações de disseminação de conhecimento realizadas pelo IQA nessa área.

Complementando o diagnóstico, a Plataforma IQA DS, que é uma ferramenta 100% online, possibilita o acompanhamento em tempo real das ações ESG, a gestão de indicadores e metas, emissão de relatórios e controle do inventário de gases de efeito estufa (GEE). A solução é estruturada em três eixos, 14 temas e 45 critérios, permitindo uma gestão integrada e transparente.

Sensibilização, Treinamento e Certificação

Outro eixo essencial da IQA DS é a sensibilização, voltada à alta liderança, colaboradores e comunidades do entorno. O objetivo é promover uma mudança cultural e ampliar o engajamento social e ambiental das empresas.

Os treinamentos oferecidos abrangem desde conceitos e normas ESG até temas estratégicos como mudanças climáticas, matriz de materialidade e planejamento sustentável.

A fase de certificação consolida o comprometimento das empresas com práticas sustentáveis e traz benefícios como aumento da credibilidade, acesso a linhas de crédito, redução de custos e valorização da marca. O IQA oferece certificações para produtos, sistemas e serviços, incluindo a Certificação ESG – Selo IQA, estruturada com base em padrões internacionais como ODS, SASB e GRI.

Outras certificações em destaque incluem a Certificação de Produtos Remanufaturados, Certificação Arla 32, Selo Verde para o Aftermarket e o Sistema de Gestão Lixo Zero, já adotado por 32 concessionárias brasileiras.

Projetos especiais e disseminação de boas práticas

O IQA também promove projetos especiais voltados à descarbonização, capacitação de fornecedores e eficiência operacional. Um exemplo é a Escola de Qualidade e Manufatura IQA e ElringKlinger, em Piracicaba (SP), que forma jovens para o mercado automotivo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local.

Encerrando o ciclo, o Instituto estimula o compartilhamento de boas práticas, criando uma rede colaborativa de benchmarking e inovação sustentável para todo o setor automotivo.

“A COP30 representa um marco para o setor automotivo, que tem papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono. Com o IQA DS, o Instituto oferece um caminho estruturado para que empresas de todos os portes possam evoluir em suas práticas ESG, fortalecendo a sustentabilidade da mobilidade no Brasil”, destaca o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Informes