“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Sonic é o nome do novo SUV da GM que será feito no Rio Grande do Sul

Fábrica do Onix também será a fábrica do Sonic em 2026. É a primeira vez que a unidade gaúcha da General Motors receberá mais de um modelo em sua linha de produção

13/11/2025

Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, em divulgação do Sonic

fábrica da General Motors instalada em Gravataí (RS) vai receber pela primeira vez a produção de um segundo modelo. A partir do ano que vem, além do Chevrolet Onix, a montadora vai produzir ali na unidade gaúcha o SUV cupê inédito Chevrolet Sonic.

O anúncio foi feito na quarta-feira, 12, nas redes sociais da montadora. A produção de um novo modelo já era esperada pelo mercado, uma vez que a GM já tinha anunciado a medida junto com o seu investimento para a região.

A produção do novo veículo, portanto, será custeada com os recursos do atual ciclo de investimento que dura até 2028. No caso, será RS 1,2 bilhão na unidade.

Contornos do Sonic remetem ao design dos cupês compactos já em circulação no país (divulgação)

O novo SUV será construído sobre a mesma base do Onix, no caso, a plataforma GEM (Global Emerging Markets, na sigla em inglês). Os Chevrolet Tracker e Montana, produzidos em São Caetano do Sul (SP), também utilizam essa plataforma.

Ainda não se sabe se o modelo terá uma versão equipada com motor híbrido flex. De qualquer forma, esse tipo de powertrain está no escopo da GM para seus próximos lançamentos.

Fábrica foi inaugurada para produzir o Chevrolet Celta

A fábrica de Gravataí iniciou suas operações em 2000, com a produção do compacto Chevrolet Celta. Em 2006 chegou às linhas o sedã Prisma, com a primeira geração do Onix chegando depois, em 2012.

Segundo o sindicato local dos metalúrgicos, a fábrica de Gravataí está operando em jornada de dois turnos. O nome Sonic, segundo a montadora, é uma espécie de resgate do modelo compacto produzido no México que circulou importado pelo mercado brasileiro nos idos dos anos 2000.

Fonte: Automotive Business

Informes