Por Alzira Rodrigues
Em contraste com o mercado de picapes, que registra crescimento pífio de 1% este ano, o de furgões está superaquecido. No acumulado de janeiro a setembro acumulou 35,5 mil emplacamentos, com expressiva alta de 36% frente aos 26 mil do mesmo período de 2024.
Dos sete modelos contemplados no ranking da Fenabrave, quatro registram aumento de vendas em 2025, dois estão com volumes em queda e um – no caso o Hyundai HR – passou a integrar tal lista, que deixou de ter o Kia K2500 (veja tabelas abaixo).
Entre os destaques positivos, o líder Renault Master, cujas vendas no comparativo anual tiveram expansão significativa de 49,5%, saltando de 7,8 mil licenciamentos para quase 11,7 mil.
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Também teve desempenho excelente o Fiat Ducato, que passou da 6ª colocação para a vice-liderança no ranking dos furgões. O modelo teve 2.059 unidades comercializadas nos primeiros nove meses deste ano, alta de 105% sobre as 1.349 de idêntico período do ano passado.
Também cresceram as transações com o VWCO Express, de 1.390 para 1.765 unidades, e com o Iveco Daily, de 1.338 para .2059. Em contrapartida, houve recuo nas vendas do Fiat Scudo, de 2.695 para 2.491 unidades, e do Ford Transit, de 2.392 para 20.97 unidades.
O Kia K2500, que emplacou 2.051 unidades em 2024, não aparece no ranking deste ano e o Hyundai HR, que passou a integrara a lista, é o 3º colocado, com 2.730 emplacamentos.
O melhor desempenho dos comerciais leves em relação aos automóveis foi destacado pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet, na coletiva de junho.
Na avaliação do executivo, o bom momento do agronegócio tem sido decisivo para gerar demanda maior por picapes e, principalmente, furgões. Esse sesgmento também tem sido favorecido pelo aumento do delivery, que demanda produtos do gênero para garantir entregas nas regiões metropolitanas.
MERCADO DE FURGÕES JAN/SET 2025

MERCADO DE FURGÕES JAN/SET 2024

Fonte: AutoIndústria





























