Mercado Automotivo – A Motorservice se mantém como uma das marcas que mais incentiva a capacitação dos profissionais da reposição automotiva no Brasil. Por que esse tema mantém a relevância para vocês?
Luis Lipay – Com compromisso com qualidade, conhecimento e acessibilidade, a Motorservice tem na capacitação um pilar estratégico. Desde 2001, a Motorservice investe fortemente na capacitação técnica do mercado de reposição. Já impactamos mais de 120 mil profissionais com treinamentos, conteúdos técnicos e cursos presenciais e online. Acreditamos que o conhecimento é essencial para fortalecer toda a cadeia de reparação.
Contamos com parcerias com entidades como Conarem (Conselho Nacional de Retífica de Motores) e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de centros de treinamento em Nova Odessa (SP) e, mais recentemente, em Porto Alegre (RS), em colaboração com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e parceiros da distribuição que disponibilizam sua infraestrutura para a multiplicação do conhecimento.
Nosso objetivo é criar experiências de aprendizado que conectam a engenharia alemã à realidade das oficinas brasileiras, que realizam 80% da manutenção da frota nacional.
MA – Temos acompanhado um debate crescente sobre a possibilidade de a inteligência artificial substituir trabalhadores em diversos setores. Isso também pode ocorrer com a reposição automotiva?
LL – A IA já está presente em diversas áreas do setor automotivo, como logística, diagnóstico, gestão de oficinas e no planejamento do consumo.
Para nós, ela é uma ferramenta de apoio — nunca substitui o conhecimento técnico e a experiência prática dos profissionais.
MA – O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às exportações brasileiras afetou, de alguma forma, os negócios da Motorservice no Brasil? Há algum risco no futuro ou isso está mais concentrado em outros setores da economia?
LL – Apesar das tarifas dos EUA não impactarem diretamente a operação brasileira, seguimos atentos ao cenário global. Como parte do grupo Rheinmetall, com mais de 100 anos de história, enfrentamos instabilidades com foco no que controlamos: entregar solução com qualidade e inovação ao mercado.
MA – A América Latina como um todo tem lidado com mudanças relevantes na ideologia de diversos governos. Países com histórico de governos progressistas os substituem por lideranças conservadoras e vice-versa. Como a Motorservice “navega” nesse cenário?
LL – Pertencente ao grupo Rheinmetall, que tem mais de um século de atuação, tem passado por diversas crises ao longo de todo esse período, acompanhamos essas movimentações com atenção, porém, sempre com o olhar para o nosso negócio que é entregar soluções e tecnologias de alta qualidade para o mercado.
MA – Há quase dois anos, as marcas KS e Pierburg fortaleceram suas presenças em canais digitais no Brasil. Qual é o balanço dessas iniciativas até o momento?
LL – As marcas KS e Pierburg se consolidaram como referência técnica nas redes sociais, com mais de 42 mil seguidores no Instagram e forte presença no YouTube. Investimos em parcerias com influenciadores, oficinas e distribuidores na transferência clara e objetiva de conhecimento, fortalecendo a confiança e a proximidade com o mercado.
MA – No debate entre eletrificação e motor a combustão, como a Motorservice se posiciona? Lideranças do setor avaliam que o motor a combustão ainda tem vida longa no mercado brasileiro.
LL – O motor a combustão ainda é dominante no Brasil e seguirá forte ainda nos próximos anos, com mais de 47 milhões de veículos em circulação. O etanol segue como diferencial sustentável. Ao mesmo tempo, investimos em soluções para veículos híbridos e elétricos, mantendo relevância em ambos os cenários.
MA – Como é a atuação da Motorservice com soluções mecatrônicas de alta tecnologia? Como essa pauta tem evoluído no mercado brasileiro?
LL – Em 2024, lançamos mais de 400 novos itens Pierburg, e em 2025 teremos mais 485 lançamentos entre KS, Pierburg e BF. Isso amplia nossa cobertura para veículos leves, pesados, utilitários e motocicletas, garantindo que o mercado independente de reposição, o aftermarket tenha amplo acesso aos produtos para reparação dos modelos mais modernos.
MA – O Brasil tem se destacado entre as subsidiárias da Motorservice pelo forte engajamento com o mercado e reconhecimento por parte dos profissionais da reparação. De que forma isso foi conquistado? E qual é a importância desse reconhecimento?
LL – Nosso crescimento no Brasil é fruto de um trabalho próximo ao mercado e planejado para atender as mais importantes demandas. Com atendimento técnico dedicado, comunicação digital forte e entrega de produtos estratégicos, ganhamos reconhecimento dos reparadores e parceiros, assumindo papel de destaque no Brasil e em toda a América Latina.
MA – O senhor entende que a reposição brasileira já está mais habituada a lidar com a diversidade da frota no mercado? Ou isso ainda representa um dos principais desafios aos players?
LL – A frota brasileira é extremamente diversa, exigindo constante atualização técnica e gestão eficiente de estoque. Atuamos para apoiar os profissionais com informação confiável e um portfólio completo e atualizado.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem a todos os colaboradores e parceiros da Motorservice no Brasil e na América Latina.
LL – A Motorservice reafirma seu compromisso com o mercado independente de reposição: oferecer produtos de alta qualidade, disponibilidade regional, tecnologia atualizada e suporte técnico contínuo. Com as marcas KS, Pierburg e BF, seguimos construindo o futuro da reparação automotiva nos importantes mercados do Brasil e da América Latina.
Fonte: Revista Mercado Automotivo





























