Por George Guimarães
Os licenciamentos de veículos leves mostraram recuo na primeira quinzena de outubro diante do resultado de igual período do ano passado. Números da Bright Consulting indicam 109,7 mil unidades vendidas no período, 3,3% a menos do que em outubro de 2024.
Mas a comparação com os negócios fechados nos primeiros quinze dias de setembro, quando foram emplacados 102,8 mil automóveis e comerciais leves, mostra avanço de 6,7% .
Referência importante: com 11 dias úteis na quinzena, a média diária ficou em 9.972 unidades negociadas, ante 9.345 de setembro e 10.312 registradas há um ano. No acumulado de 2025, o setor totaliza 1.919.494 licenciamentos.
A Bright destaca que as vendas diretas responderam por 48,6% dos emplacamentos até o dia 15, 2 pontos porcentuais a mais do que em outubro de 2024. Foram 53,3 mil veículos vendidos diretamente, enquanto os negócios consolidados nas concessionárias responderam outros 56,4 mil.
Líder de mercado, a Fiat encerrou o período com 21,1% de participação, 1,1 ponto porcentual a mais do que nos quinze primeiros dias do mês passado. A Volkswagen sustentou a segunda posição ao deter fatia de 16,4%, à frente da GM, 11,7%.
A Hyundai aparece na quarta colocação, com 9,3% dos licenciamentos, já bem à frente da Toyota, que começa a sentir de forma mais acentuada os efeitos da interrupção da produção no País motivada pela destruição da fábrica de motores em Porto Feliz, SP.
LEIA MAIS
→ Quinzena tem Tera como carro de passeio mais vendido do País
A marca japonesa teve 6,7% das vendas do período, índice que tende ser ainda menor ao final de outubro.
A montadora já admitiu que retomará a montagem apenas de modelos híbridos, leia-se Corolla e Corolla Cross, a partir de novembro com motores importados. Voltar a fabricar carros a combustão só mesmo em janeiro, igualmente com motores vindos de outras unidades fabris da Toyota mundo afora.
Eletrificados têm participação recorde
Em outubro, os automóveis e comerciais leves eletrificados atingiram 11,8 mil unidades emplacadas, participação de 10,7% e crescimento de 74,5% sobre igual período de outubro do ano passado. Trata-se da maior fatia registrada em uma quinzena.
Os veículos movidos exclusivamente a bateria responderam por um terço dos negócios, com 3.972 emplacamentos, seguidos dos híbridos plug-in, 3 mil unidades, e híbridos leves, quase 2,6 mil.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação