Por Alzira Rodrigues
A disputa no varejo automotivo segue bastante acirrada este ano, com participações cada vez mais próximas das duas primeiras colocadas, Fiat e Volkswagen, e também entre o terceiro e quarto lugares, que são da General Motors e Toyota.
Entre a líder e a vice-líder, a diferença de market share nas compras com CPF é de insignificante 0,6 ponto porcentual. com fatias de 14,84% e 14,18% e volumes, também pela ordem, de 209,4 mil e 200 mil unidades no acumulado dos primeiros noves meses do ano.
No caso da Toyota e GM, as participações no acumulado de 2025 são de, respectivamente, 10,22% e 9,17%, ou seja, diferença de apenas 1,05 ponto porcentual. Em volume, foram 144,2 mil e 129,4 mil emplacamentos de carros e comerciais leves.
A Fenabrave revela o Top 9 das marcas mais vendidas no varejo e no atacado (tabelas abaixo). No primeiro caso, o ranking é complementado pela Hyundai, BTY, Honda, Caoa Chery e Jeep, cujas participações vão de 8,5% a 4% de cima para baixo.
Já o ranking do atacado a disputa é bem menos acirrada entre as três primeiras colocadas e bem mais do quatro ao novo lugares. A Fiat lidera com folga sobre a VW, detendo 27,1% das vendas diretas ante índice de 19,6% da sua concorrente mais direta.
Na sequência vem a GM, com 11% de market share no atacado, ou seja, entre a primeira e terceira colocadas a diferença chega a expressivos 16 pontos porcentuais. Já as participações seguintes são bem próximas, variando de 7,2% a 5,4% entre Renault, Hyundai, Toyota e Jeep (veja na tabela).
Considerando o mercado como um todo, a GM é a que mais perde no Top 3 e a VW a que mais ganha, conforme mostrado pelo AutoIndústria na semana passada Líder Fiat vê Volkswagen cada vez mais próxima.
Os modelos que dominam as vendas diretas são Fiat Strada, VW Polo, Fiat Argo e Mobi, VW Saveiro e Renault Kwid. No caso do varejo, os mais comercializados são Hyundai Creta, Honda HR-V, VW OPolo, Fiat Strada e VW T-Cross.
VENDAS NO VAREJO JAN-SET 2025

VENDAS DIRETAS JAN-SET 2025

Fonte: AutoIndústria – Foto: Pixabay