Por Gustavo Queiroz
A indústria de implementos rodoviários registrou retração de 5,5% no volume de emplacamentos de janeiro a agosto de 2025, na comparação com igual período do ano anterior. No acumulado de oito meses, as fabricantes entregaram 98.198 unidades, ante 103.920 em 2024, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).
O desempenho do setor revela uma trajetória divergente entre seus principais segmentos. Enquanto a linha leve (carrocerias sobre chassis) mantém crescimento consolidado, com alta de 15,43% no período (50.461 unidades ante 43.721 em 2024), a linha pesada (reboques e semirreboques) enfrenta forte retração, com queda de 20,7% nas entregas (47.737 unidades, contra 60.199 no ano anterior).
De acordo com José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, a disparidade reflete a maior sensibilidade do segmento pesado a fatores macroeconômicos e sazonais. “A linha pesada é mais afetada por fatores como o resultado da safra agrícola, o nível de atividade industrial e o andamento de projetos de infraestrutura. Qualquer redução no ritmo da atividade se reflete no desempenho do segmento”, afirmou.
O executivo citou ainda o desempenho das primeiras safras do segundo semestre, que, apesar do volume positivo, não geraram o retorno financeiro esperado pelas empresas do agronegócio – principal demandante da linha pesada. “As primeiras colheitas do período apresentaram resultado positivo em volume, mas não em valores, e por isso não tiveram efeito positivo no desempenho da indústria”, explicou. Diante desse cenário, a expectativa da entidade é de que o segmento de reboques e semirreboques encerre o ano de 2025 com variação negativa em seu desempenho, aponta Spricigo.
Fonte: Frota&Cia