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Fora do programa Carro Sustentável, Citroën C3 torna-se o mais barato do Brasil

Por R$ 75 mil, tem preço inferior ao Fiat Mobi e Renault Kwid. Mas possivelmente não atende a algum requisito do programa do governo federal

08/09/2025

Por Caio Bednarski

Com o lançamento da linha 2026 do Citroën C3 o mercado brasileiro passou a ter um novo carro mais barato: o C3 Live, com motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco velocidades, passou a custar R$ 75 mil, preço inferior ao Renault Kwid, que parte de R$ 78,7 mil, e do Fiat Mobi, R$ 79,1 mil – valores que constavam nos sites das fabricantes na sexta-feira, 5.

O que chama a atenção é que o C3, agora carro mais barato do Brasil, não integra o programa Carro Sustentável, lançado pelo governo federal, que zerou o IPI de modelos que atendam a alguns requisitos. A razão é que, possivelmente, o C3 deixa de atender a um ou mais destes.

Produzido na fábrica de Porto Real, RJ, o C3 é um carro nacional e passa pelos processos produtivos exigidos, como estamparia soldagem, pintura, fabricação de motor e montagem. Ele é também um SUV, na classificação do Inmetro, com ângulo de ataque mínimo de 23 graus e de saída de 20 graus e altura livre do solo de 200 mm no entre-eixo e 180 mm sob os eixos dianteiros e traseiro, e até 1,1 tonelada de massa. Atende a essas exigências do programa.

O que a reportagem não conseguiu concluir, apesar de pesquisar e questionar a fabricante e o MDIC, é se o C3 atende ao índice de reciclabilidade superior a 80% e emite menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro rodado na medição do poço à roda. Os dados públicos do PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, publicados no fim de julho, trazem ainda a métrica dos gases emitidos no escapamento.

Por essa medição o C3 emite 96g de CO2/km. É um volume superior a outros modelos que integram o programa Carro Sustentável, o que indica que este pode ser o entrave. O Chevrolet Onix emite 87 g de CO2/km, o mesmo índice do Renault Kwid. O Fiat Mobi 91 g de CO2/km, o Fiat Argo 94 g de CO2/km, o Hyundai HB20 93 g de CO2/km e o Volkswagen Polo 92 g CO/km. Todos os dados públicos do PBEV, que medem as emissões do escapamento: a reportagem não encontrou dados de medição do poço à roda.

A eficiência energética do Citroën C3, também pelo PBEV, é 1,54 MJ/km, também mais alta do que os demais modelos do programa. O Fiat Mobi tem eficiência energética de 1,46 MJ/km, o Renault Kwid 1,40 MJ/km, Chevrolet Onix 1,41 MJ/km e Hyundai HB20 e VW Polo 1,48 MJ/km.

Em nota oficial a Stellantis, em resposta ao questionamento da reportagem, deixou transparecer que em algum ponto exigido pelo programa o Citroën C3 não se encaixa: 

“De acordo com os quatro critérios divulgados para que um veículo se enquadre na nova regra do IPI Verde, a Stellantis possui atualmente Fiat Mobi Drive, Fiat Mobi Treeking e Fiat Argo Drive 1.0 MT com os descontos repassados integralmente e ainda com incentivos adicionais. Nosso portfólio é diversificado, atendendo a diferentes faixas de mercado, e a aplicação futura da nova composição do IPI a outros modelos será avaliada de forma individualizada, de acordo com a estratégia das marcas e as características de cada veículo”.

De toda forma o C3 é, no momento, o carro mais barato do Brasil. Mesmo a ele incidindo alíquota de IPI.

Fonte: AutoData

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