Por Christiane Benassi
A representatividade feminina no mercado automotivo brasileiro ganhou mais um capítulo importante em agosto de 2025, com a consolidação da parceria entre a AMA-CE – Aliança das Mulheres do Setor Automotivo do Ceará e a AMMA – Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo.
A AMA-CE, apoiada pelo SSA (Sincopeças/Assopeças), nasceu para dar visibilidade às mulheres do setor no Ceará e já reúne profissionais de vendas, da reparação e lideranças regionais de destaque, como executivas da Bezerra Oliveira e de Padre Cícero. À frente da iniciativa está Eneida Sá, que coordena o movimento com o propósito de fortalecer a participação feminina e abrir novos espaços de protagonismo no aftermarket.
O acordo foi firmado entre as representantes da AMA-CE e a diretoria da AMMA, composta por Carla Norcia, Talita Peres e Simone de Azevedo Franzo, em um gesto de união que simboliza a soma de forças regionais e nacionais em prol da equidade e da inovação no setor.
Com a integração, as mulheres da AMA-CE passam a contar com os mesmos benefícios oferecidos pela AMMA em todo o Brasil — que incluem conteúdos, capacitação, ações voltadas à saúde da mulher, treinamentos e eventos — e já planejam iniciativas regionais conjuntas, que vão potencializar a visibilidade e o protagonismo das cearenses no mercado automotivo.
Para a líder da AMA-CE, Eneida Sá, a integração amplia horizontes: “É uma alegria imensa unir forças com a AMMA. Juntas, vamos impulsionar mudanças e mostrar a força da mulher no setor automotivo”, conceito que é seguido por Silvia Cavalcante (SSA), Elizamar Lima e Ana Fernandes.
Para a AMMA, a chegada da AMA-CE reafirma a convicção de que o fortalecimento do setor depende da união nacional com raízes regionais. A parceria conecta histórias, multiplica oportunidades e promove a transformação do mercado sob a liderança feminina.
Mais do que um acordo institucional, a união entre AMA-CE e AMMA mostra que quando mulheres se unem, todo o setor avança.
Fonte: Novo Varejo