Por André Barros
O Chevrolet Onix desde seu lançamento, em 2012, sempre foi reconhecido por oferecer, antes de seus concorrentes, tecnologias inéditas para o segmento de entrada. Assim liderou o mercado brasileiro por seis anos consecutivos, de 2015 a 2020, até perder o posto para a picape Fiat Strada em meio à crise dos semicondutores, que fez a General Motors reduzir a produção em Gravataí, RS, para focar em mercados maduros, e mais lucrativos.
A liderança não foi mais recuperada e o posto de vanguarda em tecnologia para carros de entrada deixou de existir, pois seus concorrentes avançaram bastante. Desde 2019, quando passou a ser montado sobre a plataforma GEM, o Onix não passava por uma grande atualização.
Passou agora: já está nas concessionárias a linha 2026, com alterações no design frontal e incorporação de tecnologias inéditas para a linha Onix, embora não necessariamente para o segmento. E uma mudança importante no conjunto mecânico, com a troca da polêmica correia banhada a óleo por uma mais resistente, reforçada com fibra de vidro, mas com a mesma tecnologia.

As mudanças vieram na esteira do programa Carro Sustentável, que reorganiza a cobrança do IPI nos veículos – e zera a alíquota para os veículos de entrada: “O Onix é o único modelo com motor 1.0 turbo a ter o IPI zerado”, disse Paula Saiani, diretora de marketing de produto da GM América do Sul.
Mas, para fazer parte do programa, a GM precisou retirar os cavalos que o hatch havia ganho no começo do ano, quando entrou em vigor a L8 do Proconve e o motor turbo teve nova calibração e alcançou 121 cv quando abastecido com etanol. Retornam os 115,5 cv no turbo e mantidos os 80 cv no aspirado.
Todas as versões com transmissão manual estão credenciadas no programa, do sedã Onix Plus e do hatch Onix. A de entrada, 1.0 hatch manual com motor aspirado, parte de R$ 99 mil 990. “Conseguimos ter uma redução maior do preço na versão de entrada”.

O que mais mudou?
Ouvindo as sugestões de seus consumidores, identificadas em pesquisas, a GM mexeu no para-choque dianteiro do modelo e elevou o ângulo de ataque, agora em 18 graus. A mudança, feita com auxílio de ferramentas de inteligência artificial, permite com que os modelos tenham menos dificuldade de superar buracos e valetas comuns nas ruas e estradas brasileiras.
Junto do novo para-choque vieram nova grade frontal, faróis em full led e rodas, agora aro 15 em toda a linha.
O interior passa a ter opção do novo cockpit virtual da GM, já aplicado em outros modelos, que integra o painel de instrumentos de 8 polegadas com a tela multimídia sensível ao toque de 11 polegadas. Também foram alteradas as espumas dos bancos e outros acabamentos internos.

A linha Onix tem duas novas cores, azul e vermelho, como opção. E passaram a ser de série a chave inteligente, OnStar com wifi, retrovisores elétricos, banco com ajuste de altura, ajuste de altura do volante, faróis dupla-parábola com DRL e as rodas aro 15.
Preços e versões:
- Onix 1.0 MT – R$ 99 mil 990
- Onix 1.0 Turbo MT – R$ 107 mil 290
- Onix 1.0 AT – R$ 112 mil 290
- Onix LT Turbo AT – R$ 118 mil 290
- Onix LTZ Turbo AT – R$ 123 mil 490
- Onix Premier Turbo AT – R$ 129 mil 190
- Onix RS Turbo AT – R$ 130 mil 190
- Onix Plus 1.0 MT – R$ 106 mil 790
- Onix Plus 1.0 Turbo MT – R$ 113 mil 990
- Onix Plus 1.0 AT – R$ 118 mil 990
- Onix Plus LT Turbo AT – R$ 123 mil 790
- Onix Plus LTZ Turbo AT – R$ 129 mil 990
- Onix Plus Premier Turbo AT – R$ 136 mil 490

Fonte: AutoData