De janeiro a julho a produção de motocicletas registrou o melhor resultado dos últimos catorze anos, chegando a 1 milhão 141 mil unidades. É o terceiro maior volume da história para o período, de acordo com dados da Abraciclo, entidade que representa as fabricantes nacionais.
Na comparação com iguais meses do ano passado houve crescimento de 12,4%.
Em julho a produção chegou a 140,3 mil motocicletas, queda de 4,7% na comparação com o mesmo período de 2024 e recuo de 9% com relação a junho. Esta retração já era esperada pela entidade, por causa das férias programadas para o mês, período em que as montadoras aproveitam para fazer manutenção nas linhas de produção:
“A indústria segue mantendo um ritmo consistente de produção para atender à procura do mercado. No entanto o segundo semestre pode ser bastante desafiador devido ao cenário macroeconômico,” disse o presidente Marcos Bento.
O varejo registrou o melhor resultado da história de janeiro a julho, com 1 milhão 222 mil unidades emplacadas, volume 12,2% superior ao comercializado em iguais meses do ano passado. Em julho as vendas chegaram a 193,2 mil unidades, segundo melhor resultado da história para o mês, só perdendo para 2008, com alta de 23,1% sobre idêntico mês do ano passado e de 7,7% na comparação com junho.
No acumulado do ano foram exportadas 21,3 mil unidades, incremento de 13,1% sobre iguais meses de 2024. Em julho houve retração de 14,1% na comparação com igual mês do ano passado, com 2,7 mil unidades embarcadas, volume que também foi 12,6% menor do que o exportado em junho.
Fonte: AutoData