“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Conheça as marcas confirmadas no Salão do Automóvel

São 30 no total, incluindo seis de luxo em estande único. Sete são chinesas e das veteranas, GM não participa e VW ainda avalia se estará presente

11/08/2025

Por Alzira Rodrigues

Conforme antecipou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, na coletiva de divulgação do balanço do setor na semana passada, já são 30 marcas confirmadas até o momento para o 31º Salão Internacional do Automóvel que acontece em São Paulo, no Distrito Anhembi, a partir de 22 de novembro.

AutoIndústria conseguiu a lista das 30, das quais seis, todas de alto luxo, estarão em estande único, o Dream Lounge. As demais terão área-padrão de 500 m², sem distinção entre empresas com ou sem fábricas no Brasil, e sem limitação do número de produtos a serem expostos, conforme decisão tomada após pedido de isonomia por parte da Kia.

Das 24 marcas restantes que terão espaço idêntico, sete são chinesas, incluindo as que estão investindo em operação fabril no País — GWM e BYD — e as que já têm rede local ou estão chegando ao Brasil, caso da Denza, marca de luxo da BYD.

LEIA MAIS

RX aceita isonomia e Kia confirma participação no Salão do Automóvel

Após sete anos, Salão do Automóvel de São Paulo retornará no Anhembi

Lula na Stellantis: “Se me convidarem, estarei no Salão do Automóvel”.

Ao falar em 25 marcas inicialmente e, na sequência, em quase 30, o presidente da Anfavea certamente computou os modelos de alto luxo que estarão em estande único, aqueles de volume reduzido de vendas, mas que atraem público para um evento do gênero.

Chegou haver boatos no setor de que o salão não ocorreria, o que Calvet fez questão de desmentir ao falar que o evento não só está confirmado, como provavelmente será, pelo número de marcas, o maior da sua história.

O número de marcas chinesas pode até ser maior porque nas reservas aparecem Caoa e Caoa Chery como duas empresas diferentes. Questionada se serão dois estandes do grupo brasileiro, a assessoria de imprensa responde que “A Caoa não comenta estratégias, lançamentos e futuras negociações”.

Segundo publicado pela revista Quatro Rodas na semana passada, a empresa dispensou a Hyundai e vai vender carros de mais uma marca chinesa no Brasil. Talvez por isso a possível reserva de dois estandes.

No caso da Denza, informações preliminares dão conta que seu primeiro modelo por aqui será o Z9, um sedã esportivo com opções híbridas plug-in e totalmente elétricas.

Das marcas mas vendidas no Brasil, aquelas que estão no Top 10, a General Motors, terceira colocada, já informou que está concentrando seus investimentos nas comemorações dos 100 anos da montadora no Brasil e não vai participar.

Também a Nissan já informou que não estará presente, restando, com isso, apenas uma definição da vice-líder Volkswagen, que admite ainda estar avaliando.

O Salão do Automóvel 2025 acontece sete anos após a sua última edição, em 2018. A seguinte, que ocorreria em 2020, já estava comprometida mesmo antes da eclosão da pandemia da Covid-19 por causa dos altos custos envolvidos no evento.

Sua volta foi pedida mais de uma vez pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera o salão essencial para mostrar ao mundo os avanços da indústria brasileira. Ele inclusive já disse que, se convidado, estará na abertura dessa 31ª edição, que acontece de 22 a 30 de novembro.

O Dream Lounge, também chamado de estande das supermáquinas e fruto de parceria com a Dream Car Museum, vai reunir total de 70 modelos das marcas Aston Martin, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Porsche e Bugatti.

“Essa parceria com o Dream Car Museum reforça o nosso compromisso em oferecer ao público uma experiência completa e plural, valorizando tanto as inovações da indústria automotiva como parte de sua rica história”, comenta Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão Internacional do Automóvel.

Dentre as atrações do salão, o Drive Experience, uma pista indoor para test drive com 14 mil m², onde os participantes terão oportunidade de dirigir os principais lançamentos do mercado entre modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4X4.

Já a Racing Game Zone promete trazer para o Salão do Automóvel toda emoção do universo dos games, com simuladores de pilotagem de última geração.

SALÃO DO AUTOMÓVEL – MARCAS CONFIRMADAS
BYD
GWM
LEAPMOTOR
SAIC
GEELY
OMODA & JAECOO
DENZA
LEXUS
KIA
TOYOTA
JEEP
FIAT
RAM
HYUNDAI
MITSUBISHI
RENAULT
CITROEN
PEUGEOT
CAOA
CAOA CHERY
HONDA
LECAR
VESPA
SUZUKI MOTOS

MARCAS DE LUXO NO ESTANDE DE SUPERMÁQUINAS:

ASTON MARTIN
FERRARI
LAMBORGUINI
MCLAREN
BUGATTI
PORSCHE


Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?