Por Caio Bednarski
A produção de chassis de ônibus cresceu 10,5% de janeiro a julho na comparação com iguais meses do ano passado, chegando a 18,6 mil unidades, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 7. Em julho foram produzidos 2,9 mil chassis, forte avanço de 31,8% na comparação com idêntico período do ano passado. Com relação a junho a expansão foi de 4,3%.
As vendas de ônibus nos sete primeiros meses do ano somaram 14 mil unidades, crescimento de 23,5% sobre igual meses do ano passado. Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvet, o incremento até agora teve impulso do programa Caminho da Escola:
“Mesmo com este bom resultado notamos desaceleração na demanda, o que deve reduzir o porcentual de crescimento até o final do ano”.
Para o fim do ano a projeção da Anfavea é de crescimento de 12,8% sobre 2024, chegando a 25,3 mil unidades.
No ano foram exportados 3,9 mil ônibus, expansão de 52,3% na comparação com o período de janeiro a julho do ano passado, acompanhando o incremento registrado por toda a indústria nacional nas exportações. Em julho o volume embarcado foi de 599 unidades, alta de 52,4% sobre idêntico mês de 2024 e queda de 4,8% com relação a junho.
Fonte: AutoData