Por Vitor Matsubara
Faz alguns anos que o mercado brasileiro pede por novos SUVs. O segmento se tornou um dos mais procurados pelo consumidor e as montadoras, obviamente, seguem essa tendência.
É por isso que o calendário de lançamentos é dominado por eles. Vários SUVs estreiam (ou pelo menos serão apresentados) no Brasil ainda em 2025. Veja a seguir alguns modelos que chegam até dezembro.
Renault Boreal

O SUV médio foi apresentado globalmente em julho durante evento em São Paulo (SP). Porém, sua estreia acontece apenas no último trimestre de 2025.
O Boreal tem linhas bastante futuristas que remetem à nova identidade visual da Renault. É maior do que seus futuros rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross: tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e distância entre eixos de 2,70 m. O porta-malas acomoda 522 litros.
O modelo usará o motor 1.3 turbo flex de até 163 cv e 27,5 kgfm. Já o câmbio é do tipo CVT simulando oito marchas.
Toyota Yaris Cross

O Yaris Cross é um dos SUVs (e lançamentos) mais aguardados para o Brasil em 2025.
Estreia no país em novembro e provavelmente com motorização híbrida flex. Com isso, ele será o terceiro modelo com a tecnologia dominada pela Toyota. Antes dele vieram os Corolla sedã e Corolla Cross.
No Chile, o modelo usa o motor 1.5 a gasolina aspirado com ciclo Atkinson de 91 cv e 12 kgfm de torque máximo, além de um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm.
O novo SUV compacto deve ser o primeiro da categoria com tecnologia híbrida flex plena. A produção está confirmada para a fábrica de Sorocaba (SP).
Honda WR-V

A segunda geração do WR-V estreia com a missão de apagar o fiasco de seu antecessor. O modelo anterior era uma versão aventureira do Fit com algumas mudanças questionáveis no design.
Agora é um projeto inteiramente novo. Estreou na Índia em 2024 e, no Brasil, será vendido inicialmente nas versões EX e EXL. Por enquanto, o modelo não terá tecnologia híbrida flex, mas isso pode mudar no futuro.
O novo SUV mede 4,31 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 458 litros.
O WR-V será posicionado entre City Hatch e HR-V. Quando chegar ao país, deve bater de frente com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
Leapmotor C10

A Leapmotor chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2025. O C10 será o primeiro modelo da marca chinesa de carros elétricos da Stellantis.
Até agora, a empresa confirmou que o C10 terá a tecnologia REEV, sigla para veículo elétrico com extensão de alcance. Trata-se de um pequeno motor de combustão capaz de produzir eletricidade e, assim, carregar a bateria.
GWM Wey 07 e Haval H9

A GWM lançará dois novos SUVs ainda em 2025.
Primeiro chega o Wey 07, modelo de sete lugares com acabamento sofisticado e uma generosa lista de equipamentos de série.
O SUV híbrido entrega potência combinada de 516 cv e 95,1 kgfm de torque. A autonomia no modo elétrico é de 180 km pelo ciclo WLTP, enquanto a total combinada chega a 1.200 km. Pelo ciclo PBEV esses números serão menores.

Depois será a vez do Haval H9, que será montado futuramente em Iracemápolis (SP). O carro de linhas mais retas também levará até sete pessoas para ser um rival do Toyota SW4.
Para tanto, o SUV terá motorização 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Na China, esse conjunto entrega 186 cv e 48,9 kgfm. Aqui os números podem mudar.
Volkswagen Taos (facelift)

O Taos vai receber a atualização de design de meia-vida neste ano. Mudam faróis, grade frontal e para-choques.
Além disso, o SUV terá o novo câmbio automático de oito marchas que estreou no modelo atual há alguns meses.
Especula-se que o novo Taos pode estrear a tecnologia híbrida nos modelos da Volkswagen vendidos no Brasil.