Por Alzira Rodrigues
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no próximo dia 15 na inauguração da fábrica brasileira da chinesa GWM, localizada em Iracemápolis, SP, no interior paulista.
Ainda sem horário marcado, o evento também terá a participação de ministros de Estado e dos principais dirigentes da empresa na China, incluindo o fundador Jack Wey.
LEIA MAIS
→Com ex-tarifario, GWM paga só 2% de tarifa em 60% das peças importadas
→ GWM não descarta usar cota para importar carros CKD/SKD com tarifa zero
Na ocasião, serão apresentadas unidades pré-série do primeiro modelo a ser montado lá, o SUV Haval H6, que terá quatro versões híbridas a gasolina, incluindo opção plug-in. Também serão mostrados o Haval H9 e a picape Poer, ambos a diesel, que só entrarão em linha em uma segunda etapa, possivelmente ainda este ano.
O híbrido-flex, com etanol, segue nos planos da empresa, mas só será produzido no Brasil daqui um ano, segundo revelou o diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, Ricardo Bastos, em entrevista concedida no Senai-Ipiranga, na capital paulista, onde revelou investimentos em pós-venda e confirmou a data de inauguração da fábrica.
Com soldagem e pintura já em operação, a fábrica conta com 530 funcionários já contratados, dos quais 145 de escritório e funções administrativas. O quadro de funcionários deve chegar a 1 mil até o final do ano, quando a fábrica começa a operar em dois turnos. A capacidade inicial será de 30 mil unidades/ano, chegando a 50 mil até 2028.
A empresa optou pelo sistema de importar peça por peça a fim de poder acelerar projeto de localização de componentes. Mas com a decisão da Cacex de estabelecer cotas com alíquota zero de importação de CKD/SKD, não descarta usufruir de tal benefício.
“No primeiro ano o índice de nacionalização será bem baixo, mas no segundo queremos ter perto de 35% em compras locais para poder exportar para o Mercosul”, informou Bastos, revelando que já são 105 fornecedores locais que assinaram contrato de confidencialidade com a empresa.
Antes pertencente à Mercedes-Benz, que parou de produzir automóveis no País em 2021, a fábrica de Iracemápolis foi adquirira pela GWM em 2023 e já está em operação de pré-série. Dos funcionários atuais, estima-se que 10% são provenientes da extinta linha da marca alemã.
“Os três modelos que vamos apresentar na inauguração já foram montados lá”, comemora Ricardo Bastos.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/GWM