“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercado de caminhões inicia o 2º semestre em alta de 25%

Fenabrave aponta campanhas dos fabricantes e da rede para equalizar estoques

04/08/2025

Por Décio Costa

O ritmo de emplacamentos de caminhões começou o segundo com aumento de 25,6% em julho sobre junho, de 8.347 para 10.523 unidades emplacadas. O volume do mês passado superou a média mensal de 8,9 mil licenciamentos de todo primeiro semestre, porém representou recuo de 5% na comparação com julho de 2024, quando registrou 11.079 vendas.

Segundo avalia o presidente da Fenabrave, Arcelio Jr., é um bom início de semestre, embora o mercado ainda siga pressionado por alto custo do financiamento e cautela em relação a investimentos.

LEIA MAIS

→Produção de caminhões termina o 1º semestre em alta com ajuda das exportações

→Os dez caminhões mais vendidos no 1º semestre

→Fenabrave revisa projeções de vendas de caminhões para baixo

O resultado positivo anotado ainda, lembra o dirigente, tem influência de maior número de dias úteis e de campanhas promocionais de venda.

“Neste ano, a redução na expectativa de volume total de emplacamentos para 2025 estimulou fabricantes e concessionários a adotarem postura mais agressiva de vendas para acelerar o giro de estoque”, resume em nota.

No acumulado até julho, as vendas de caminhões somaram 63.943 unidades, queda de 3,8% em relação com o mesmo período do ano passado, ocasião na qual registrava 66.504 licenciamentos.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Scania

Informes