A Mercedes-Benz colocou na estrada o elétrico eActros 400 em teste de autonomia entre a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e o Rio de Janeiro. O modelo, carregado com 19.200 kg de peso bruto total (PBT), encerrou o experimento em São João do Meriti (RJ) após 442 km rodados pela Via Dutra sem necessidade de recarga intermediária e ainda com 30% de energia restante na bateria. Ao final, o caminhão obteve eficiência de 0,70 kWh/km.
A viagem marca início de testes em operações reais de clientes da Mercedes-Benz. A oferta de caminhões elétricos da fabricante no País reúne os eActros 400 e o eActros 300, ambos indicados para tarefas interurbanas de cargas médias e pesadas, além do leve Fuso eCanter, para serviços de distribuição de carga urbana.
LEIA MAIS
→Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil
Dentre os clientes já definidos estão Braspress Transportes Urgentes, Coca-Cola Femsa Brasil, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.
Para os testes com clientes no Brasil, a marca dispõe de três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de capacidade de bateria e cavalo-mecânico 4×2, também com 336 kWh. Os rígidos têm PBT de 19 ou 27 toneladas e o trator 40 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT).
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Mercedes-Benz