O interesse por carros 0KM com motor 1.0L registrou forte alta no primeiro semestre de 2025. É o que revelam os dados exclusivos do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o setor automotivo brasileiro, com base nas visitas aos veículos anunciados na plataforma. Entre janeiro e junho, os veículos dessa categoria receberam 31% mais visitas, liderando o crescimento entre todas as motorizações — à frente dos modelos 1.8L (+10,4%) e 2.0L (+8,5%).
Por outro lado, ao considerar apenas o volume total de buscas por carros 0KM, os modelos 2.0L foram os mais acessados, com 23% de participação. Em seguida, aparecem os veículos 1.0L (17%) e 1.5L (12%).
“O mercado de 0KM 1.0L vem crescendo de forma consistente não apenas pelo custo-benefício, mas também como reflexo dos investimentos das montadoras em novos modelos com essa motorização. Além disso, os incentivos e campanhas promocionais – como bônus, taxas reduzidas e pacotes de entrada facilitados – tornam esse mercado ainda mais competitivo. A tendência é de consolidação, especialmente com os novos incentivos anunciados recentemente pelo Governo Federal para alguns modelos dessa categoria”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
No segmento de usados, os veículos com motor 1.3L foram os que mais cresceram em visitas no primeiro semestre, com alta de 20% com relação ao mesmo período de 2024. Na sequência, cresceram os modelos 1.5L (+10%) e 1.0L (+6,4%).
Quando considerada a participação de mercado em visitas por modelos usados, as versões 2.0L também lideram, com 22% do total. Na sequência, estão 1.6L (14%) e 1.0L (12%).
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.