“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Carro parado ao longo das férias de inverno? Evite problemas no retorno da rotina

Especialista da marca Mobil ™ lista ações simples que podem contribuir para garantir a saúde do seu motor

24/07/2025

Mesmo que o veículo não vá ser utilizado, dar a partida semanalmente ajuda a manter os fluídos circulando

De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), as férias de inverno, características de julho, devem movimentar mais de 5,3 milhões de turistas só no estado de São Paulo, até o final do mês. Segundo o levantamento da Buser, a expectativa é que grande parte desses viajantes deixe o carro na garagem e opte por transporte coletivo, sendo estimado um crescimento de pelo menos 25% no volume de passageiros em ônibus interurbanos, em relação ao mês anterior, por exemplo. 

Além das viagens, o período de descanso deve ser marcado pelo frio, embora menos intenso do que o registrado ao longo de junho, mas que deve persistir especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. As baixas temperaturas e o período em que os veículos podem ficar parados formam uma combinação perigoso para a saúde dos motores dos carros e podem ocasionar problemas aos motoristas no retorno às rotinas, quando as férias terminarem, como ressalta José Cesário Neto, coordenador de Capacitação e Suporte Técnico dos lubrificantes Mobil™.

“Com as temperaturas baixas e o carro parado por muitos dias, o sistema do motor pode sofrer com o ressecamento de peças, perda de fluidez dos lubrificantes e comprometimento da eficiência térmica. Por isso, quem pretende deixar o veículo inativo durante as férias, ou usá-lo apenas depois de algumas semanas, deve tomar cuidados preventivos para evitar contratempos”, explica.

Confira dicas do especialista da marca Mobil™, que podem ser implementadas antes da viagem ou durante o período de inatividade do automóvel para garantir o bom funcionamento do motor na volta para a rotina:

  1. Verifique o nível e a viscosidade do lubrificante
    Antes de sair de férias, é recomendável conferir se o lubrificante do motor está dentro do prazo de troca e com o nível correto. O lubrificante antigo pode sofrer alterações em sua viscosidade com o tempo e pode se tornar menos eficiente em temperaturas frias, comprometendo a lubrificação logo na partida. Se houver necessidade de troca, aposte em produtos de excelência para garantir sua durabilidade. 
  2. Avalie as condições do aditivo do radiador
    O aditivo do sistema de arrefecimento é responsável por evitar o  congelamento  do fluido e a corrosão do motor. Certifique-se de que está na proporção correta com a água no reservatório e que o fluido está limpo. Em regiões mais frias, o uso do aditivo correto é fundamental para proteger o sistema contra falhas térmicas.
  3. Dê a partida no carro ao menos uma vez por semana
    Mesmo que o veículo não vá ser utilizado, dar a partida semanalmente ajuda a manter os fluídos circulando, evitando o ressecamento de mangueiras e a formação de borras no motor.
  4. Ao voltar a usar o veículo, aguarde o motor atingir a temperatura ideal antes de exigir desempenho
    Em dias frios, é importante esperar que o motor aqueça por poucos minutos (em média 2 min) antes de sair com o carro. Isso permite que o óleo se distribua adequadamente e que o sistema de arrefecimento funcione com eficiência, reduzindo o risco de desgaste prematuro.

Sobre os lubrificantes Mobil™  

Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?