A primeira quinzena de julho de 2025 registrou 93.868 emplacamentos, resultado que representa uma leve retração frente ao mesmo período de 2024 (–3,4%) e frente à quinzena imediatamente anterior (–3,2%). O desempenho reflete um movimento de estabilidade do setor, sem sinais consistentes de aceleração, com oscilações entre varejo e venda direta. No acumulado do ano, o mercado soma 1.223.013 unidades, 4,3% acima do mesmo período de 2024 (1.172.902).
Showroom avança, mas venda direta desacelera com sazonalidade
O destaque do período foi o crescimento do canal showroom, que somou 54.360 veículos emplacados, alta de 18,6% em relação à quinzena anterior. Essa recuperação indica uma reativação do varejo tradicional, que vinha em baixa desde o início do ano. Mesmo com essa reação no mês, o canal showroom acumula queda de 2,1% no ano (661.224 unidades frente a 675.560 em 2024).
Por outro lado, a venda direta teve retração significativa, com 39.508 unidades, recuo de 22,8% frente a junho e de 4,2% frente a julho de 2024. A redução é atribuída à sazonalidade típica de julho, marcada por férias escolares, menor atividade de grandes compradores e ajustes logísticos. A participação da venda direta na quinzena caiu para 42,1%, enquanto o showroom subiu para 57,9%. Ainda assim, a venda direta acumula alta de 13% no ano, com 561.789 unidades emplacadas, contra 497.342 em 2024.
Participação por montadora
- Entre as montadoras, os destaques positivos foram:
- Toyota: avanço de +0,8 p.p. (de 7,7% para 8,5%)
- BYD: +0,4 p.p. (de 3,4% para 3,8%)
- Jeep: +0,3 p.p. (de 4,1% para 4,4%)
- Por outro lado, algumas marcas perderam participação relevante:
- Volkswagen (VW): –2,1 p.p. (de 19,9% para 17,8%)
- Hyundai: –2,0 p.p. (de 9,7% para 7,7%)
- Honda: –0,7 p.p. (de 4,3% para 3,6%)
Essas variações estão relacionadas a estratégias específicas de promoções, novos modelos e ajustes de mix de produção.
São Paulo retoma a liderança regional
No recorte estadual, São Paulo voltou à liderança nos emplacamentos da quinzena, com 25,4% de participação, ultrapassando Minas Gerais (16,6%), que havia se destacado nos últimos meses por conta da forte presença de vendas diretas. Paraná (6,7%) e Santa Catarina (5,5%) completam o ranking.
Eletrificados crescem 43% na quinzena e mantêm trajetória positiva
Os veículos eletrificados seguem em expansão, com 9.768 unidades emplacadas na quinzena, alta de 9,9% frente a junho e de 43,2% em relação à mesma quinzena de 2024 (6.268 unidades).
- A divisão por tipo de propulsão na quinzena de julho mostra:
- BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)
- PHEV (híbrido plug-in): 2.747 (28,1%)
- MHEV (híbrido leve): 2.329 (23,8%)
- HEV (híbrido convencional): 1.495 (15,3%)
- Modelos mais vendidos por categoria:
- BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)
- PHEV: GWM Haval H6 – 765 (27,9%)
- MHEV: Fiat Fastback – 990 (42,5%)
- HEV: GWM Haval H6 – 423 (28,3%)
Marcas chinesas seguem em alta
As montadoras chinesas mantêm trajetória positiva. A participação conjunta subiu de 7,2% em junho para 8,4% em julho, sustentada pelo desempenho robusto de BYD e GWM no segmento de eletrificados.
Decreto 12.549: efeitos ainda estão em análise
O setor acompanha com atenção os desdobramentos do Decreto nº 12.549, que institui o programa Carro Sustentável e o novo modelo de IPI Verde. O programa já está tecnicamente em vigor, e poderá ser aplicado pelas montadoras assim que estas se habilitarem e apresentarem os critérios exigidos.
O IPI Verde, por sua vez, entrará em vigor em 3 de novembro, primeiro dia útil do quarto mês após a publicação do decreto. Os efeitos práticos das duas medidas estão em análise e deverão ser comunicados oficialmente ainda nesta semana pelas entidades do setor e órgãos competentes.