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Mercado de usados cresce e lojistas devem baixar preços dos seminovos

Programa Carros Sustentável e IPI Verde terão impacto nas tabelas dos modelos com até quatro anos de uso

15/07/2025

Por Fernando Miragaya

O mercado de veículos usados fechou o semestre com alta de dois dígitos. Mas o segundo semestre ainda será cercado de expectativa para o setor, especialmente após o lançamento do Carro Sustentável e do IPI Verde, que fiseram os preços de carros 0 km baixarem e que devem se refletir nos seminovos.

Segundo dados do Renavam informados pela Fenabrave, foram mais de 6,1 milhões de transações de carros de passeio e comerciais leves usados no primeiro semestre. Número 13% superior à metade inicial de 2024.

Como ficarão os preços dos seminovos?

Enquanto isso, agências e lojistas acreditam que a publicação do programa Carro Sustentável vai refletir em uma redução no preço de veículos seminovos similares.

“Estas medidas são paliativos que, de imediato aceleram a venda dos zero quilômetro, mas também fazem o mercado de seminovos, até três anos, aquecer”, acredita Marcelo Cruz, presidente da Associação dos Lojistas de Veículos do Estado de São Paulo (Alvesp).


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Para Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto, o efeito nos preços dos carros usados será praticamente espelhado.

“Essa medida vai provocar uma queda nos preços dos carros usados compactos e sustentáveis, categoria contemplada pelo programa. Como os veículos novos vão ficar mais acessíveis, os usados do mesmo segmento ficarão mais baratos”.

Fred Pires, proprietário da FR3 Veículos, no Rio de Janeiro (RJ), por sua vez, acredita que ainda haverá um certo tempo de maturação até os efeitos dessa redução dos 0 km serem sentidos no segmento de carros usados.

“Inicialmente, não vai haver um grande impacto. Os preços pós-pandemia das montadoras ficaram muito inflados e, pelo fato de 50% das vendas de modelos zero serem vendas diretas, elas mantêm o preço de tabela elevado”, avalia Fred.

Consumidor vai segurar a compra do carro 0 km?

O mercado de usados também está na expectativa de como será o impacto de tais reduções no segmento de veículos novos. Isso porque o consumidor do carro 0 km pode querer adiar a compra para aguardar novos reajustes de preços.

Sant Clair cita como exemplo os descontos concedidos pelo governo na forma de créditos tributários em meados de 2023.

“Até que os preços dos carros novos sejam reduzidos com a isenção do IPI, a procura deverá diminuir como ocorreu em 2023. Na época, a procura por esses modelos caiu 37%, mas a demanda voltou a crescer consideravelmente quando os carros novos ficaram mais baratos”, recorda.

Para esse segmento, um bom termômetro acabam sendo as locadoras, que devem mexer na tabela dos seus seminovos. Especialmente naqueles com até quatro anos de uso.

“A gente compete com seminovos de locadoras e com zero quilômetro, então tem que ter uma distância desse zero para ter liquidez e giro destes modelos. Quando as locadoras começarem a baixar os preços dos carros, o mercado vai baixar o preço desses veículos 1.0”, acredita Fred, da FR3.

Fonte: Automotive Business

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