Por George Guimarães
O site da Zeekr já oferece, em regime de pré-venda, o 7X, SUV médio elétrico e o terceiro modelo da marca no Brasil, que será lançado oficialmente em meados de agosto na versão única Flagship AWD.
A marca chinesa de luxo já vende aqui os modelos X e 001, também elétricos, com preços a partir de R$ 298 mil e R$ 495 mil, respectivamente. Ainda que não revelado, o valor do 7X deve transitar justamente na lacuna entre ambos.
Pertencente à Geely, que controla ainda a Volvo, Smart e Lynk & Co, dentre outras marcas, a Zeekr se vale desse “guarda-chuva” para desenvolver seus produtos também na Europa.
O 7X foi concebido em Gotemburgo, na Suécia, sobre a plataforma modular SEA 800V, já utilizada no 001 e em outro veículos das marcas do grupo.

Lançado no ano passado, o SUV mede 4.825 mm de comprimento e 2.925 mm de entre-eixos. Requinte no acabamento, longa lista de itens de segurança e conforto, e conectividade são pilares dos veículos Zeekr, que se propõem a competir em igualdade com veículos de marcas premium ocidentais e com a Tesla no segmento de elétricos.
Até mesmo em desempenho, diga-se. Por exemplo: a versão Flagship AWD, com tração integral nas quatro rodas, tem motor elétrico de 646 CV de potência, alimentado por bateria de 100 kWh da CATL, conjunto que, afirma a marca, leva o utilitário esportivo de 0 a 100 km/h em somente 3,8s, número digno de superesportivos.
A autonomia, segundo o Inmetro, é de 423 km e a arquitetura de alta tensão permite carregamento ultrarrápido de 10% a 80% em cerca de 13 minutos em estações de 360 kW.

A marca ainda não divulgou, oficialmente, todos os itens e tecnologias que oferecerá no mercado brasileiro. Mas o pacote de asssistência à condução deve ser destaque, assim como o acabamento interno e o gigantesco multimidia de 16 polegadas.
LEIA MAIS
→ Primeiros carros da chinesa Zeekr chegam ao Brasil
→ Geely abre primeiras concessionárias este mês
A trajetória da Zeekr no Brasil é recente. Os primeiros veículos começaram a ser vendidos no último trimestre de 2024. No mês passado, foram negociados 35 unidades dos dois modelos hoje disponíveis.
100% Geely até o fim do ano
Mundialmente, a Zeekr foi criada pela Geely Jolding Group em 2021, com sede em Zhejiang, China, e centro de desenvolvimento e estúdio de design na Suécia. Já vendeu mais de 500 mil veículos desde então em diversos mercados.
Nesta terça-feira, 15, o conglomerado automotivo anunciou que a Geely Auto assinou acordo para absorver a Zeekr Technology, que inclui ainda a Lynk & Co e tem capital aberto desde o ano passado. A Geely Auto adquirirá todas as ações da empresa ainda não detidas pelo grupo e a retirará da Bolsa de Nova York,
A negociação deve ser concluída no quarto trimestre de 2025. O acordo prevê ainda que a Zeekr se torne subsidiária e que os atuais acionistas poderão optar por receber pagamento ou ações da Geely Auto.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação