“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Renault diz que não pode ser sustentável vendendo só compactos

Lançamento do Boreal é aposta para crescer mais do que os 9% no primeiro semestre

14/07/2025

Boreal vai marcar a entrada da Renault no segmento de C-SUVs

Por Vitor Matsubara

Renault fez fama por muitos anos com seus carros compactos. Desde o Gordini até o Clio, vários modelos contribuíram para bons resultados pelo mundo.

Não foi diferente no Brasil, onde o próprio Clio, Sandero e, mais recentemente, Kwid se tornaram carros de volume. Só que vender compactos nem sempre significa ser rentável. É o que diz Ivan Segal, diretor global de vendas e operações da Renault.

“Não podemos ter um desempenho sustentável vendendo carros só dos segmentos A e B. Mais de 40% das vendas na Europa estão no segmento C, e é isso que queremos buscar em outros mercados”.

América Latina é um dos mercados mais importantes para a Renault

Ivan Segal, diretor de operações da Renault
Segal disse que América Latina é importante para a Renault

O mercado latino-americano exerce papel de protagonismo para a Renault.

O Brasil, por exemplo, é o segundo maior mercado da marca no mundo – fica atrás apenas da França, onde a Renault é líder em todos os segmentos em que atua, inclusive de automóveis de passeio e comerciais leves.

“A América Latina tem um peso estratégico dentro do plano de vendas da Renault, inclusive pela história. É muito mais complicado começar um mercado do zero do que ter uma história. Então, a ideia é crescer onde já temos presença, ainda que seja necessário corrigir alguns pontos”, disse.

Crescimento na região foi de 24% no semestre

Os resultados financeiros do Grupo Renault serão divulgados apenas no fim de julho. Mesmo assim, Ivan antecipou alguns números interessantes.

O volume de vendas na região cresceu 24%, e chegou a 128,4 mil unidades no primeiro semestre.

No Brasil, as vendas aumentaram 9%, em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, a participação de mercado teve discreto incremento de 0,2 ponto percentual.

Ivan atribuiu parte do êxito no mercado brasileiro ao Kardian. O SUV compacto da Renault foi lançado em 2024 e, segundo o executivo, foi o primeiro passo para mudar a imagem da marca no país.

“Começamos nosso plano pelo segmento B e conseguimos uma revolução. O carro (Kardian) foi o primeiro passo de reposicionamento da marca e agora vamos para o segmento C (com o Boreal)”.

“Dentro da América Latina o Brasil é o país mais competitivo. Não me surpreende que o mercado brasileiro seja mais duro, porque existe uma oferta maior de marcas e modelos”.

Argentina e Colômbia (onde a marca lidera o mercado) também foram apontados pelo executivo como mercados estratégicos. Não foi à toa que jornalistas destes países acompanharam a recente apresentação global do Boreal.

Boreal será vendido em 80 países

Renault Boreal
Lançamento do Boreal vai ocorrer no último trimestre de 2025

Boreal marca a entrada da Renault na categoria de C-SUVs, ou de utilitários esportivos médios. Atualmente, este segmento tem nomes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Após estrear no Brasil no último trimestre de 2025, o Boreal será vendido no restante da América do Sul e na Turquia a partir de 2026. A Renault pretende comercializá-lo em 81 países, sendo que Brasil e Turquia serão os únicos a produzirem o SUV.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?