Por Vitor Matsubara
A Renault apresentou globalmente o Boreal, seu novo SUV médio, antes do lançamento oficial. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) e vai estrear no mercado brasileiro no fim do segundo semestre de 2025.
O Brasil será o primeiro país a produzir o modelo. A partir do ano que vem, o SUV será exportado para outros países da América do Sul e será feito também na Turquia.
Design do Renault Boreal segue padrão global
O design do Renault Boreal foge do padrão adotado pela marca e ao qual estamos acostumados no Brasil.
Embora haja semelhanças com a identidade do Kardian, o Boreal tem traços mais marcantes e agressivos.
A dianteira tem conjunto óptico dividido em duas seções com nova assinatura luminosa e uma área pintada na cor preta. Atrás, as lanternas são afiladas e combinam com os vincos da tampa do porta-malas.
O Renault Boreal é maior do que seus concorrentes. São 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
O porta-malas acomoda 522 litros (pelo padrão VDA) e chega aos 1.279 litros com o banco traseiro rebatido.
O Boreal usa o motor 1.3 turbo da família TCe, que já equipa o Duster. Entrega 163 cv e 27 kgfm de torque máximo. Já o câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
Interior tecnológico
A cabine tem painel digital de 10 polegadas e central multimídia com tela horizontal de 10 polegadas.
Esta vem com o Google Automotive Services, plataforma de serviços do Google que estreia na América Latina com o lançamento do Renault Boreal.
O Boreal tem um sistema de câmeras com visão em 360 graus. Este trabalha em conjunto com o sistema de estacionamento semiautônomo.
Pacote de ADAS é completo
O SUV pode vir com até 24 assistências à condução. Entre elas estão o piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e alerta de saída segura dos ocupantes.