Por André Barros
De uma só vez, em um evento que reuniu clientes, concessionários, jornalistas e influenciadores no Transamérica Expo Center, na Capital paulista, a General Motors anunciou seus cinco lançamentos da Divisão Chevrolet prometidos para o ano do centenário. Sem grandes mistérios o SUV Tracker, o hatch Onix, o sedã Onix Plus, e os SUVs elétricos Spark e Captiva EV, importados da China, foram apresentados.
O Captiva deverá demorar um pouco e não teve preço divulgado: os produzidos em Gravataí, RS, chegam às concessionárias nas próximas semanas, o Tracker já está na rede e o Spark está em pré-venda a partir da quarta-feira, 9.
Apesar dos importados da China gerarem mais barulho, pelo fato de serem inéditos e elétricos, são os nacionais que eram mais aguardados pela rede de concessionários. As vendas da Chevrolet caíram 15% no primeiro semestre e a expectativa é de, ao menos, reverter parte deste desempenho até dezembro com as novidades.
Tracker
O Tracker é o primeiro a chegar. O SUV já saiu da fábrica de São Caetano do Sul, SP, rumo às concessionárias com sua nova identidade frontal, agora alinhada ao desenho global dos SUVs Chevrolet. O conjunto de iluminação bipartido, com a luz diurna em cima e os faróis em Led em baixo, se junta à grade, para-choque, rodas e lanternas reestilizados.

Internamente o modelo ganhou banco com espumas de diferentes densidades e superfície acolchoada e painel de instrumentos integrado com a central multimídia, gerando uma superfície de 11 polegadas. O motor turbo foi recalibrado já visando as regras do IPI verde, segundo a GM.
São cinco versões:
- Tracker AT – R$ 119 mil 990
- Tracker LT – R$ 154 mil 090
- Tracker LTZ – R$ 169 mil 490
- Tracker Premier – R$ 189 mil 590
- Tracker RS – R$ 190 mil 590
Onix e Onix Plus
Depois vêm os campeões de volume, o hatch Onix e o sedã Onix Plus, ambos produzidos em Gravataí. Segundo o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, a fábrica volta a operar em dois turnos em 22 de julho, quando encerra o layoff iniciado em abril.

Agora trazem faróis full led de série na dianteira, que é toda nova – para-choque frontal e grades. Apesar de ser a parte que mais chama a atenção é no interior que estão as principais novidades, com a introdução da tela inetegrada ao painel de instrumentos, como no Tracker, ar-condicionado otimizado com auxílio de softwares de inteligência artificial. Todas as versões terão mais itens de série, como wi-fi nativo e chave presencial.
São duas opções de motor, 1.0 aspirado e 1.0 turbo, que ficaram mais econômicas: segundo a GM o Onix consegue autonomia de até 17,7 km/l com gasolina na estrada.

Preços e versões:
- Onix 1.0 MT – R$ 102 mil 990
- Onix 1.0 Turbo MT – R$ 107 mil 290
- Onix 1.0 AT – R$ 112 mil 290
- Onix LT Turbo AT – R$ 118 mil 290
- Onix LTZ Turbo AT – R$ 123 mil 490
- Onix Premier Turbo AT – R$ 129 mil 190
- Onix RS Turbo AT – R$ 130 mil 190
- Onix Plus 1.0 MT – R$ 106 mil 790
- Onix Plus 1.0 Turbo MT – R$ 113 mil 990
- Onix Plus 1.0 AT – R$ 118 mil 990
- Onix Plus LT Turbo AT – R$ 123 mil 790
- Onix Plus LTZ Turbo AT – R$ 129 mil 990
- Onix Plus Premier Turbo AT – R$ 136 mil 490
Spark e Captiva
Ainda no terceiro trimestre a rede Chevrolet será abastecida com o SUV elétrico Spark, que foi apresentado na festa do centenário, no início do ano. Ele mira exatamente no BYD Dolphin: tem espaço para apenas quatro ocupantes, movimentado por um motor elétrico de 180 Nm e traz pacote de equipamentos recheados, com um conjunto avançado de ADAS. Sua autonomia é de 258 quilômetros, pelo ciclo do Inmetro.

Ele está em pré-venda a partir da quarta-feira, 9, por R$ 159 mil 990.
Por fim, no último trimestre, chegará a Captiva EV. SUV de médio porte, que ainda está em fase de homologação e não tem preço definido.

Fonte: AutoData