O IBGE divulgou hoje mais uma edição da sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Dados mostram que o volume de vendas de autopeças, veículos, motos e partes cresceu 1,5% na passagem de abril para maio, a primeira alta depois de dois meses. Na comparação interanual, a variação foi de +6,9%.
Ainda de acordo com a pesquisa, o comércio de autopeças e veículos, em maio, aumento de 1,9% na receita nominal em relação ao mês anterior e, na variação anual esse avanço foi de 8,0%.
Em maio de 2025, o volume de vendas do comércio varejista variou -0,2%, frente a abril na série com ajuste sazonal, e a média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a maio de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 2,1%. O acumulado nos últimos 12 meses foi a 3,0%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 0,3% em maio. A média móvel foi 0,0%. Frente ao mesmo período de 2024, houve alta de 1,1%.O acumulado em 12 meses foi de 2,4%.
O volume de vendas da atividade de Combustíveis e lubrificantes caiu 0,6% frente a maio de 2024, segundo mês consecutivo com resultado negativo: -1,8% em abril. O resultado setorial de maio foi também a única influência negativa no indicador interanual, somando -0,1 p.p à composição total de 2,1% da taxa. No ano, até maio, o setor acumula ganhos de 0,4%, menos intensos do que até abril (0,7%). No entanto, em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, o cenário é de perdas: -1,1% até abril para -0,8% até maio.
Fonte: Novo Varejo