“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

No varejo, Creta faz da Strada e do Polo meros coadjuvantes

SUV da Hyundai tem 85% das unidades negociadas diretamente com os clientes finais

08/07/2025

Por George Guimarães

Strada e Polo têm brigado pelo título de veículo mais vendido do País, com algumas trocas de posições e vantagem em favor da picape da Fiat de 5,5 mil unidades após o primeiro semestre — 62,7 mil contra 57,2 mil licenciamentos.

Porém, o quadro é diferente quando a análise limita-se aos negócios no varejo, aqueles efetuados diretamente com o cliente final, sem considerar entregas a empresas, como as de locação ou que tenham frota.

Neste caso, mostra levantamento da Fenabrave, a briga pelo lugar mais alto do pódio das vendas é ainda mais ferrenha e envolve outros dois veículos de faixa superior de preço: Hyundai Creta e Honda HR-V.

Os SUVs acumulam, respectivamente, 26.651 e 25.908 licenciamentos, somente 743 unidades de diferença. O terceiro colocado nesse recorte do mercado é outro utilitário esportivo, o Volkswagen T-Cross, com 22,2 mil emplacamentos.

Curiosamente, Strada e Polo vêm imediatamente na sequência do ranking de varejos e ainda mais próximos um do outro, com 21.183 e 21.095 unidades emplacada, nesta ordem.

O SUV da Hyundai, que ganhou importantes atualizações mecânicas e estéticas em outubro do ano passado, foi líder em vendas no varejo em 2023 e 2024.

Só em junho último o Creta teve 5.427 emplacamentos de clientes finais, nada menos do que 85% do total de 6.415 unidades negociadas no mês. Na mesma comparação, o HR-V teve 67% dos licenciamentos pelo varejo e o T-Cross, 42%.

LEIA MAIS

→ Primeiro semestre tem a Fiat (mais uma vez) comandando as vendas

→ Fenabrave revisa projeções de vendas de caminhões para baixo

A consistência dos negócios no varejo do Cretav é certificada pelo ft6o de nunca ter deixado de estar entre os três modelos da categoria mais vendidos no varejo desde seu lançamento, em 2017, e também ao longo dos seis primeiros meses deste ano.

De janeiro a junho,  a modalidade representou 85% do total de 31.177 veículos faturados pela marca no mercado interno. O HR-V também apresenta alto índice no período, 81%, enquanto o T-Cross tem exatos 50% das vendas efetuadas diretamente com o cliente final.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?