“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Demanda por tratores cresce 22,6% até maio

Taxas atrativas para pequenos agricultores acelerou venda de modelos até 100 hp

07/07/2025

Por Alzira Rodrigues

Após desempenho negativo no ano passado, a venda de tratores mostra sinais de recuperação este ano. Balanço do acumulando de janeiro a maio divulgado pela Fenabrave indica alta de 22,6% no período, com 15,4 mil unidades comercializadas em 2025 contra as 12,2 mil de 2024.

Já o segmento de colheitadeiras mostra estabilidade, considerando queda insignificante de 1,2% no comparativo interanual. Foram 1.124 vendas no acumulado deste ano, ante as 1.110 dos cinco primeiros meses do ano passado.

Por não serem emplacadas, as máquinas agrícolas dependem de levantamentos junto aos fabricantes e, por isso, apresentam dados com um mês de defasagem, informa a Fenabrave.

LEIA MAIS

Fenabrave revisa projeções de vendas de caminhões para baixo

Fenabrave terá mais duas Associações de Marcas, ambas de carros chineses

“Vale destacar que o mercado de tratores caiu muito em 2024 e se recupera agora em 2025″, comenta Arcelio Junior, presidente da entidade. “Também as colheitadeiras tiveram uma recuperação boa no início do ano, em função de alguns grãos, mas depois o segmento desacelerou e o resultado acaba sendo negativo no acumulado”.

Segundo análise da Fenabrave, o Plano Safra 2025/2026 trouxe taxas de juros atrativas de 3% a 5% para investimentos do agricultor familiar.

“Para a agricultura empresarial (médios e grandes produtores rurais), as taxas estão altas, o que compromete os resultados do ano para o segmento. Por essa razão, o crescimento maior, de 15%, concentra-se nos tratores até 100 hp, que representam 70% do mercado”, explica Arcelio Junior.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/CNH

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?