A Scania aproveitou o EVS38, simpósio focado em eletrificação veículos, em Gotemburgo, na Suécia, para apresentar o MCS, (do inglês Megawatt Charging System), solução de carregamento que ultrarrápido que permitirá recarregar de 20% a 80% da bateria do veículo em menos de 30 minutos. O sistema começará a ser oferecido na Europa nos caminhões elétricos da marca no começo de 2026.
De acordo com fabricante, com o MCS a bateria dos caminhões passa a poder ser carregada com até 750 kW, quase duas vezes mais rápido em relação ao padrão atual CCS2. Pela alta capacidade, o sistema incorpora conectores refrigerados a líquido e protocolos de comunicação aprimorados para garantir operações estáveis e previsíveis.
LEIA MAIS
→Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt
→Scania estreia na rota elétrica do transporte rodoviário de carga no País
“Nossa nova tecnologia de carregamento não só garante eficiência operacional e confiabilidade em longas distâncias, como também apoia nosso objetivo de tornar o transporte sustentável uma realidade prática”, diz Daniel Schulze, chefe de Soluções para Caminhões Elétricos da Scania.
De maneira simultânea à oferta do MCS, a Scania encaminha esforços para também providenciar infraestrutura de carregamento em toda Europa, com corredores MCS ao longo das principais rotas a partir deste ano. Com parceiros, a meta é estabelecer 1,7 mil pontos de alto desempenho até 2027.
“O carregamento previsível e confiável permite que os motoristas façam os períodos de descanso legalmente obrigatórios sem correr o risco de atrasos, um fator essencial para tornar os caminhões elétricos uma alternativa competitiva ao diesel e crucial para atingir as metas climáticas globais”, finaliza Jorge Soria Galvarro, consultor técnico sênior de Infraestrutura de Carregamento da Scania.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Scania