Por Vitor Matsubara
A Geely está oficialmente no Brasil. A chegada da marca chinesa acontecerá em julho, em conjunto com a Renault, que será responsável por toda a operação da Geely no mercado brasileiro.
O uso da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), para eventual produção de carros da Geely, contudo, ainda está sujeito à aprovação dos órgãos competentes.
SUV EX5 será o primeiro carro da Geely no Brasil

O EX5 será o primeiro modelo da Geely no mercado brasileiro. O SUV elétrico tem 218 cv e 32,6 kgfm. O exemplar vendido no Brasil terá bateria de 60,2 kWh.
O modelo será lançado em julho, sendo que a pré-venda será anunciada antes.
Rede da Geely terá 105 concessionárias no Brasil
A marca chinesa terá uma rede de concessionárias própria por aqui. A abertura das lojas está sendo realizada em conjunto com os grupos que já operam com a Renault no país.
Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente da Renault América Latina, prometeu que, em um primeiro momento, 23 pontos de venda serão inaugurados em 19 estados.
Alguns pontos serão independentes, enquanto outros estarão próximos à revendas Renault.
“A Geely chega ao Brasil com uma vantagem estratégica porque a Renault é a responsável por toda a operação da marca no mercado brasileiro”, disse.
Pedrucci revelou que a estrutura de pós-venda será compartilhada com a Renault. As oficinas, porém, serão separadas.
A meta é constituir uma rede de 105 concessionárias em todas as regiões do Brasil
Geely tem quase 40 anos e é dona da Volvo
A Geely foi fundada em 1986 e só entrou na indústria automotiva em 1997. Hoje, o grupo chinês emprega mais de 140 mil funcionários pelo mundo.
A empresa controla várias marcas, como Volvo Car, Zeekr, Lotus e Polestar. Michael Gao, gerente geral da Geely Auto América do Sul, disse que a empresa não vai interferir nas operações das marcas que já operam no país – ou seja, Volvo e Zeekr.
“A estrutura é totalmente independente e existem estruturas e estratégias completamente independentes. Nosso foco está apenas nas operações da marca Geely”.
A Geely também é sócia da Renault na Horse, que desenvolve motores e transmissões.
Fonte: Automotive Business