Por Natália Scarabotto
Em prol de suas agendas ESG, seguradoras de veículos apostam em sistemas de reciclagem e reaproveitamento de materiais provenientes de carros sinistrados com perda total ou parcial.
A Allianz Seguros, desde 2020, por exemplo, destina peças e materiais de veículos sinistrados para a reciclagem. No caso de carros com perda total, a seguradora já destinou 1,4 mil tonelada de materiais para reciclagem, aumento de 10%.
Como as seguradoras acionam a reciclagem de carros
O processo funciona assim: o veículo é transportado até a recicladora, onde tudo é descontaminado e os materiais são separados (aço, alumínio, vidros, plásticos, estofados, fios, entre outros). Depois, são encaminhados para indústrias como fundiões, siderúrgicas e fabricantes de borracha.
Já nos casos de perda parcial, a empresa diz que garante que as oficinas referenciadas façam a destinação correta das peças e resíduos automotivos.
A Allianz também faz a reciclagem de vidros vindos de sinistros cobertos por garantia adicional. Em 2024, foram recicladas 5,6 mil toneladas de vidros para a fabricação de novas embalagens de vários setores.
“O aço, por exemplo, é derretido e transformado novamente em matéria-prima, enquanto outros componentes retornam à sociedade em forma de novos produtos, como solados de sapatos e peças remanufaturadas”, explicou Renato Roperto, diretor executivo de sinistros, back office e contact center da Allianz Seguros.
Segundo a empresa, todo o recurso financeiro vindo da reciclagem é destinado à Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz, localizada na comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo (SP).
Seguradoras lucram com reciclagem de carros
Outra seguradora que aposta na economia circular com a reciclagem de carros é a Porto Seguros. Desde 2011, sua empresa Renova Ecopeças já reciclou 25 mil carros e reinseriu 600 mil peças automotivas no mercado.
Segundo a empresa, o faturamento subiu 45% em 2024. Um dos aspectos que contribuiu para isso foi a gestão “mais científica” da compra dos veículos que serão reciclados com base nos componentes que têm mais demanda.
Além disso, a Renova investe em eventos exclusivos para mecânicos, que são 80% dos compradores de peças. No digital, a empresa vende 5 mil itens pelo seu site e por marketplaces.
As peças são avaliadas e aquelas em perfeito estado são revendidas. Os 10% de materiais recicláveis vão para o seu destino correto e os resíduos são descartados.
Fonte: Automotive Business