O Carnaval fez aquele estrago previsível no mercado de veículos 0 km na primeira quinzena de março. Os licenciamentos e a média diária de vendas anotaram queda no período.
Os dados da Bright Consulting mostram que na metade inicial de março foram emplacados 67.810 veículos 0 km no mercado. O número representa queda de 16,8% ante o mesmo recorte de 2024 e de 11,5% em relação à primeira quinzena de fevereiro.
Carnaval afetou mercado de veículos 0 km
Segundo a Bright, o resultado é reflexo do feriado prolongado do Carnaval, que reduziu o número de dias úteis. Com isso, a média diária de vendas ficou em 7.534 veículos, abaixo das 8.154 unidades/dia da primeira quinzena de março de 2024 e dos 7.660 carros/dia da metade de fevereiro.
A venda direta representou 48,4% das transações do mercado de veículos 0 km, alta em relação aos 41,1% no mesmo período de 2024 e aos 43,3% de mix em fevereiro. O varejo respondeu pelos demais 51,6% dos licenciamentos.
No acumulado do ano, os emplacamentos atingiram 399.770 unidades, pequena alta de quase 3% na comparação com igual período de 2024.
Fiat aumenta fatia no mercado de veículos 0 km
Pelo relatório da consultoria, a Fiat ampliou sua participação de mercado, de 20,8% em fevereiro para 23,6%, na quinzena de março. A Volkswagen também teve alta de 17,4% para 17,9% na mesma base de comparação, assim como a Chevrolet, de 10,0% para 10,9%.
Já a Toyota registrou queda, de 9,9% para 8,9%, enquanto a Hyundai cresceu de 6% para 7,8%
Vendas de eletrificados caem
Os carros eletrificados tiveram 6.029 unidades vendidas na primeira quinzena de março, recuo de 5,2% frente ao mesmo período do ano passado e queda de 9,2% em relação à primeira metade de fevereiro
Desta forma, elétricos, híbridos e híbridos leves representaram 8,9% do mercado de veículos 0 km no período. Ao mesmo tempo, as marcas chinesas responderam por 7% das vendas na quinzena, leve queda ante os 7,3% dos 15 dias de fevereiro.
Fonte: Automotive Business