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Niterra orienta como evitar desgaste de correias para motocicletas

Marca lista os principais fatores que contribuem para o desgaste prematuro das correias e como evitá-los

21/02/2025

As correias de transmissão CVT são amplamente utilizadas em scooters de diferentes fabricantes. Esse sistema oferece diversas vantagens, como facilidade de condução, conforto no trânsito urbano, menor vibração e ruído, além de exigir menos manutenção em comparação às tradicionais correntes de motocicletas. No entanto, para garantir a durabilidade e o desempenho ideal das correias, é fundamental adotar boas práticas de manutenção e pilotagem. A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e componentes automotivos e importadora oficial das correias e roletes da marca Bando para o segmento de motocicletas no Brasil, lista os principais fatores que contribuem para o desgaste prematuro das correias e como evitá-los.

1- Falta de limpeza do sistema: muitos modelos de scooters requerem a limpeza do sistema CVT a cada 3.000 a 5.000 km, dependendo da recomendação da montadora. A falta de limpeza permite o acúmulo de poeira e resíduos, acelerando o desgaste da correia.

2- Excesso de carga: transportar peso acima do limite especificado pelo fabricante sobrecarrega o sistema, gerando maior atrito e reduzindo a vida útil da correia.

3- Acelerações bruscas: o uso inadequado do acelerador, com acelerações repentinas, aumenta o estresse sobre a correia e polias, resultando em desgaste prematuro.

4- Manutenção inadequada: a troca da correia deve seguir o manual da montadora, geralmente entre 10.000 a 20.000 km. Além disso, a manutenção deve ser realizada por um mecânico especializado, pois os scooters possuem particularidades em relação às motocicletas comuns.

Evitando falhas prematuras

Diferentemente das motocicletas convencionais, os scooters não necessitam de ajuste de tensão da correia. No entanto, a verificação periódica das polias, roletes e lubrificação dos pontos específicos do sistema são essenciais para evitar falhas prematuras.

“Embora as altas temperaturas externas não afetem diretamente a durabilidade da correia, o superaquecimento interno do CVT pode ser prejudicial. Para evitar isso, é preciso manter o sistema limpo em áreas empoeiradas ou litorâneas”, explica Hiromori Mori, consultor técnico da Niterra. “ É importante verificar regularmente o filtro de ar da ventilação do CVT para evitar obstruções que dificultam o resfriamento. ”

A Niterra disponibiliza uma linha completa desses produtos no Brasil, além de oferecer suporte técnico por meio do SAC 0800 019 7112 e treinamentos especializados para mecânicos e profissionais do setor de motopeças.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

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