“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

A fila anda

28/01/2025

  • Afeela. Você sabe o que é isso? Se a reposta for ‘não’, saiba que você está atrasado.

Por Claudio Milan

Afeela. Você sabe o que é isso? Se a reposta for ‘não’, saiba que você está atrasado. Hoje, não é mais possível, no ambiente corporativo, não acompanhar muito de perto cada passo dado rumo à inovação.

Estamos iniciando um novo ano que tem tudo para ser impactante e, provavelmente, disruptivo – palavra recentemente incorporada a nosso dia a dia em consequência da velocidade com que as transformações vêm ocorrendo.

Um dos catalisadores das mudanças é a inteligência artificial. Que, aliás, já está presente em nossas rotinas. Pesquisa do estúdio Talk Inc divulgada pela Veja mostra que 63% dos brasileiros utilizam recursos de IA para fins pessoais ou profissionais. E, talvez, o mais interessante: 70% começaram a usar há menos de um ano. O dado confirma que a disseminação destes recursos é bastante recente e, com absoluta certeza, vai crescer ainda mais em 2025, provavelmente alcançando a totalidade dos cidadãos conectados. Outro estudo, da Deloitte, revela que recursos de IA estão presentes em 58% das empresas no Brasil. Em se tratando de inteligência artificial, o viés é sempre de alta. Como sabemos, a complexidade trazida pela inovação também estará cada vez mais presente nos automóveis. É claro que os carros, de forma geral, nunca deixaram de evoluir desde que os alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler apresentaram, em 1886, os primeiros automóveis. Já naquele momento seminal a evolução estava presente: enquanto o Benz PatentMotorwagen era um triciclo com motor de 0,9 hp, o carro de Daimler já tinha quatro rodas e seu motor desenvolvia 1,1 hp de potência.

Mas a evolução contínua que os automóveis vêm apresentando desde 1886 em nada se compara ao que tem acontecido nos últimos – poucos – anos. E isso nos leva ao Afeela. Ele provavelmente é a mais perfeita síntese daquilo que sempre conhecemos como o carro do futuro, só que desta vez na realidade de nosso presente. Trata-se do carro elétrico da Sony – isso mesmo, aquela marca conhecida que talvez ainda esteja presente na sua casa em algum aparelho de áudio ou vídeo esquecido.

A Sony Honda Mobility Afeela é a empresa que resultou da parceria firmada em 2022 entre as duas gigantes japonesas que, no final do ano passado, apresentou a versão comercial de seu primeiro produto, o Afeela 1. O carro é equipado com dois motores, um em cada eixo, que juntos entregam uma potência de 480 cv e proporcionam autonomia de 482 km. Obviamente, a inteligência artificial está por toda parte. São nada menos que 40 sensores distribuídos pela carroceria, garantindo condução autônoma impecável. O Afeela conversa por voz com os ocupantes do veículo e oferece entretenimento variado com filmes, música e jogos, tudo provido pela imensa biblioteca de conteúdos da Sony.

A verdade é que não há espaço aqui para detalhar os recursos do carro. O resumo da ópera é, mais ou menos, o seguinte: as parcerias entre montadoras e empresas antes distantes da fabricação de automóveis – como Google, Apple ou a própria Sony – resultará em veículos cada vez mais complexos que, em algum momento, chegarão ao mercado independente. Pode até demorar um pouco, mas a você não é permitido ficar alheio às transformações. A fila anda. E cada vez mais depressa.

Fonte: Novo Varejo

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?