- Aventureiro era vendido só com motor 1.0 e versão topo de linha da picape não decolou nas vendas
A Renault encerrou a produção do Stepway e da Oroch com motor 1.3 turbo no Brasil. O hatch aventureiro remanescente da linha Sandero e a picape eram feitos em São José dos Pinhais (PR).
O Stepway ainda era fabricado apenas na versão Zen e com motorização 1.0 de três cilindros. A Oroch segue em linha em suas versões com motor aspirado.
“A Renault confirma o fim de produção do Stepway no mercado brasileiro e da Oroch com motor TCe 1.3 Flex. Todas as versões (da Oroch) com motor 1.6 continuam em linha”, informou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.
Stepway nasceu como Sandero e morreu com Kardian
Apesar do nome diferente, o modelo era uma versão aventureira do Sandero. É por isso que seu fim representa a despedida definitiva do hatch de origem Dacia.
A primeira geração do Stepway foi lançada em 2008. O objetivo era enfrentar os hatches aventureiros da época, como o Volkswagen CrossFox.
Passou por uma reestilização em 2011 e acompanhou a estreia da segunda geração do Sandero em 2014. Com estilo mais moderno e a oferta da motorização 1.6 de oito válvulas, o Stepway teve até versão com câmbio automatizado (a Easy’R) que fez pouco sucesso e teve vida breve.
O Stepway teve uma atualização visual em 2019 com leves mudanças e a adoção de novas lanternas. Naquele ano, o modelo se emancipou da linha Sandero e passou a ser chamado apenas de Stepway. O aventureiro também ganhou o motor 1.6 SCe e opção de câmbio CVT.
O Stepway seguiu em linha sem mudanças significativas até a chegada do Kardian em 2024. Ao mesmo tempo que o novo SUV estreava no Brasil, o Stepway teve um reposicionamento e “perdeu” o motor 1.6. Por fim, o compacto foi simplificado e passou a ser vendido com motor 1.0 em 2022.
Oroch com motor turbo sai de cena
A Renault também encerrou a produção da Oroch com motor 1.3 turbo. O propulsor de 170 cv, que é fruto de uma colaboração com a Mercedes-Benz, chegou à picape em abril de 2022 como linha 2023.
Mesmo com um conjunto potente, a Oroch nunca conseguiu fazer frente à Fiat Toro nas vendas. Enquanto a Toro emplacou 53.848 unidades em 2024, a Oroch licenciou somente 12.886 veículos.
A versão Iconic (R$ 156.970) era a única disponível com o motor 1.3 turbo. A transmissão era do tipo CVT simulando sete marchas.
Assim, a Renault Oroch será vendida exclusivamente com o motor 1.6 16V SCe aspirado, que entrega até 120 cv e 16,2 kgfm com etanol. Agora a linha é formada pelas versões Pro (R$ 119.990), Intense (R$ 127.200) e Iconic (R$ 133.310). O câmbio é manual de cinco marchas em toda a gama.
Fonte: Automotive Business