Rede de distribuição de marcas filiadas à Fenabrave ultrapassou o patamar das 8 mil lojas no país
Por Bruno de Oliveira
O número de concessionárias de veículos filiadas à Fenabrave alcançou o maior patamar dos últimos 10 anos, chegando a 8.010 mil lojas compondo a rede de distribuição nacional.
A marca é importante porque representa, de fato, uma retomada da abertura de pontos de venda no país depois do setor ter observado queda abrupta no número de lojas entre 2017 e 2018.
Naquele momento, lembra a Fenabrave, a redução da rede foi imposta aos grupos concessionários de veículos em função do cenário de vendas no país, que vinha em volumes baixos e demandou cortes de custos em diversas frentes.
Demandou também, é bom lembrar, forma alternativas de se vender veículos. Montadoras, por exemplo, apostaram em ferramentas digitais, sobretudo durante os meses de pandemia de Covid-19.
BYD e GWM aumentaram o tamanho da rede de distribuição
O crescimento ao patamar de 8 mil concessionárias de veículos, segundo a Fenabrave, se deu em parte com a inclusão das marcas chinesas ao quadro associativo na entidade, como BYD e GWM, por exemplo. Essas empresas têm investido fortemente na abertura de novos pontos de venda. A GWM, por exemplo, acaba de inaugurar sua centésima loja no país.
Aumentou também o número de marcas em algumas empresas, como é o caso da Stellantis, que passou a vender veículos RAM no mercado doméstico nos últimos anos.
“O crescimento do volume de vendas também levou os concessionários a investirem mais”, disse na quarta-feira, 8, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior. Em 2024, por exemplo, houve crescimento de mais de 14% nas vendas de veículos no mercado nacional. Nova alta é projetada para este ano.
Atualmente, a organização conta com 56 associadas em seu quadro, dentre representantes de marcas de automóveis, veículos comerciais, pesados, veículos fora de estrada e motocicletas. Segundo a Fenabrave, essas empresas oferecem mais de 3,5 mil modelos aos consumidores brasileiros.
Fonte: Automotive Business