“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Recorde de vendas em novembro abre debate sobre limites da eletrificação dos veículos

06/12/2024

Mercado de veículos leves eletrificados tem melhor mês da série histórica

Total de 2024 pode chegar a 170 mil, com aumento de 80% sobre 2023

ABVE: “será que o micro-híbrido oferece uma real experiência de eletromobilidade?”

O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil registrou em novembro o melhor mês da série histórica da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), com 17.413 emplacamentos, mas abriu um debate sobre os limites da eletrificação de alguns desses veículos. De janeiro a novembro, os números chegaram a 155.724 e confirmam a previsão da ABVE de que as vendas de eletrificados em 2024 superarão as 160 mil unidades, podendo ficar em torno de 170 mil, o que representaria um aumento de 80% sobre 2023 (93.927).

O mercado de eletrificados segue sob ampla liderança dos veículos plug-in (BEV 100% elétricos e híbridos PHEV), com 72% das vendas, porém novembro registrou um súbito crescimento dos micro-híbridos (MHEV), com baixo grau de eletrificação. Os micro-híbridos atingiram 11,2% das vendas no mês, superando até mesmo os tradicionais híbridos HEV flex (9,1%), que lideraram esse mercado até 2022.

DÚVIDAS

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, os números mostram que as vendas de eletrificados se mantêm em crescimento acelerado, em sintonia com o interesse do consumidor. Mas ele alertou que alguns veículos que entraram no mercado nas últimas semanas não necessariamente podem ser considerados eletrificados.

“Temos de avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos (MHEV), que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, disse Bastos

“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex”.

E acrescentou: “será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”.

Os 17.413 emplacamentos de leves eletrificados em novembro (BEV+PHEV+HEV+MHEV) representaram um aumento de 7% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2023 (10.601 veículos), o crescimento foi de 62%.

Foi o maior número da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), superando os 16.033 de outubro e os 16.279 de dezembro do ano passado.

De janeiro a novembro de 2024, as vendas chegaram a 155.724, com aumento de 100,6%, sobre o mesmo período de 2023 (77.648). Se a média mensal (14.157) se mantiver em dezembro, as vendas totais de 2024 poderão ficar em torno de 170.000 veículos (93.927 em 2023).

TECNOLOGIAS

Os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) mantêm a maior participação no mercado de leves eletrificados. Em novembro, as vendas dessas tecnologias representaram 72% (12.339), enquanto os híbridos convencionais (HEV e HEV flex), mais os micro-híbridos (MHEV), responderam pelos 28% restantes (4.804).

A eletrificação no Brasil tem particularidades em relação às tecnologias dos eletrificados. Por exemplo, os híbridos flex, movidos a gasolina e etanol, e com um motor elétrico de 48V, são encontrados somente no mercado brasileiro.

Outro exemplo são os micro-híbridos flex, que passaram a ser comercializados em outubro. São veículos movidos a gasolina e etanol, com um motor de 12V, que já tinham versões a combustão e agora apresentam-se com uma adaptação para a versão MHEV.

Já os híbridos plug-in (PHEV) totalizaram 6.922 unidades vendidas em novembro, com participação de 40,4% no mercado de eletrificados. Em relação a outubro (5.961), houve um crescimento de 16%. Na comparação com novembro de 2023 (4.003), o aumento foi de 73%.

Os BEV 100% elétricos atingiram 5.417 veículos vendidos em novembro, com uma fatia de 31,6% sobre o total de eletrificados. Na comparação com outubro (6.109), esse segmento teve uma queda de 11%. Sobre novembro de 2023 (3.197), houve um crescimento de 69,4%.

Os HEV convencionais (eletrificados não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 7,8% das vendas (1.330). Já os HEV flex, com 9,1% (1.556), sendo superados em novembro pelos novos micro-híbridos (MHEV), com 11,2% (1.918).

VENDAS NOVEMBRO/24: 17.143 – Participação por tecnologia

  • BEV: 5.417 (31,6%)
  • PHEV: 6.922 (40,4%)
  • HEV:1.330 (7,8%)
  • HEV FLEX: 1.556 (9,1%)
  • MHEV: 1.918 (11,2%)

VENDAS JANEIRO-NOVEMBRO/24: 155.724 – Participação por tecnologia

  • BEV: 57.247 (36,76%)
  • PHEV: 53.488 (34,35%)
  • HEV: 13.650 (8,77%)
  • HEV FLEX: 19.037 (12,22%)
  • MHEV: 12.302 (7,90%).

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE – Os 5 estados que mais emplacaram eletrificados em novembro:

  • 1º – São Paulo: 5.456
  • 2º – Distrito Federal: 1.1972
  • 3º – Paraná: 1.348
  • 4º – Santa Catarina: 1.067
  • 5º – Minas Gerais: 1.041

MAIS INFORMAÇÕES

A ABVE disponibiliza em seu site (www.abve.org.br), por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar o número de eletropostos por estado, venda dos cinco principais municípios.

Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado.

As informações são atualizadas mensalmente.
https://abve.org.br/bi

Fonte: ABVE

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