“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercado de veículos usados comemora mais um recorde das vendas

07/11/2024

Com a alta de outubro, volume de negócios no acumulado é o melhor dos últimos três anos

Por Fernando Miragaya

As vendas de veículos usados continuam a bater recordes em 2024. Na soma dos 10 meses de 2024 o volume de transações já é o melhor do período desde 2021, ano considerado de melhor desempenho do setor.

Segundo dados do Renavam informados pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias, foram mais de 13 milhões de negociações de veículos usados entre janeiro e outubro. O número é 10% superior ao anotado no mesmo recorte de 2023.


SAIBA MAIS:
– Tíquete médio bate recorde no mercado de carros usados
– Negociações entre pessoas físicas já respondem por quase 30% do mercado de carros usados


Em outubro, foram registradas mais de 1,44 milhão de transações no mercado de veículos usados. O que significa alta de 18% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 7,8% ante setembro de 2024.

Mercado de usados prevê ano histórico

Andreta Jr., presidente da Fenabrave, afirmou que a boa fase do mercado de automóveis e comerciais leves, tanto novos quanto usados, deixa as projeções para 2024 otimistas.

“Se compararmos com o acumulado de 2021, ano que registrou o recorde de transações de usados, estamos vivendo um momento superior em quase 250 mil unidades, o que pode fazer com que 2024 estabeleça um novo pico histórico para as vendas deste segmento”, acredita o executivo.

O bom desempenho de outubro também foi alavancado, na perspectiva da Fenabrave, pelos dois dias úteis a mais em relação a setembro. Além disso, a
oferta aquecida de crédito também impulsionou o mercado de veículos usados na maior parte dos segmentos – a exceção foram os ônibus.

Carros de passeio e motos puxam mercado de usados

Entre os automóveis e comerciais leves de segunda mão, as negociações tiveram alta de 17,8% em relação a outubro do ano passado e de 8,2% sobre setembro. 

Os carros seminovos com até três anos representaram 13,4% do total das negociações de veículos usados em outubro. No acumulado do ano esses modelos respondem por 11,6% das transações.

O mercado de caminhões usados também mostra crescimento, com 33.237 negociações. O que aponta alta de 14,6% em comparação com outubro de 2023 e de 9% em relação a setembro deste ano.

Na categoria de motocicletas usadas, as quase 320 mil transações representam crescimento de 20% em relação a outubro de 2023 e de 6,7% no comparativo com setembro deste ano. No acumulado, são 2,9 milhões de transações de motos de segunda mão, alta de 10% ante janeiro-outubro de 2023.

“Como estamos tendo problema de logística em função da seca, o mercado de motos novas não cresceu tanto quanto poderia, favorecendo a comercialização de motos usadas”, diz Andreta Jr.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?