Tema foi discutido durante o #ABX24, que teve a participação de representantes das principais plataformas digitais
Por Bruno de Oliveira
A digitalização dos negócios dentro do setor automotivo ganhou força durante a pandemia, quando plataformas de vendas online, os chamados marketplaces, e o WhatsApp, se mostraram como salvação em momento de concessionárias fechadas.
Anos depois de um dos períodos mais críticos da história, essas ferramentas online de vendas deixaram o caráter paliativo para assumir um papel mais perene, quase de protagonismo, no processo de comerciais de montadoras e distribuidores.
Esse novo perfil das plataformas digitais foi tema de debate no Automotive Business Experience – #ABX24. Participaram da discussão representantes da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Linkedin e TikTok.
SAIBA MAIS:
– Cresce interesse pelo setor automobilístico nas redes sociais
– Por carros conectados, GWM faz parceria com TikTok chinês
– VW usa estratégia digital para tentar se aproximar dos apaixonados pela marca
Pois é, engana-se quem pensa esse nomes representam apenas uma oportunidade de divulgação de fotos de pets, de viagens, memes e áudios. Eles hoje integram a lista de ferramentas de vendas dentro do setor automotivo, cada um oferecendo uma opção de atividade dentro da jornada do consumidor.
“O TikTok, por exemplo, é uma plataforma na qual o consumidor pode conhecer os novos produtos e tendências do mercado. É o lugar onde as pessoas podem tomar decisões, faz parte da jornada do consumidor”, garantiu Rafael Iapequino, líder do setor de vendas do TikTok Brasil.
Interação entre vendedor e cliente
Thiago Custódio, client partner da Meta, também atribuiu essa função aos canais controlados pela empresa.
“Se pensarmos em Facebook, a ferramenta já se consolidou como marketplace. No caso do Instagram, o consumidor pode ter os primeiros contatos com o produto. Já o WhatsApp é o canal que estabelece contato entre o cliente e o vendedor de forma rápida”, disse Custódio durante o evento.
Já no caso do LinkedIn, o sales manager Leonardo Barros contou que a rede social pode aportar algo importante na jornada de clientes e de empresas do setor na jornada comercial.
“Ainda que seja uma rede social muito focada na questão profissional, é possível, por exemplo, executar um trabalho de construção de marca, de reputação”, disse o executivo.
Fonte: Automotive Business