- Parceria que conta com a participação do ITA e da Novelis desenvolve tecnologia para a fabricação de componentes Classe A, impulsionando a competitividade e a descarbonização do setor automotivo brasileiro
A indústria automotiva brasileira enfrenta um desafio crucial: reduzir a dependência de importações e impulsionar a produção local de componentes de alta qualidade.
Para ilustrar a situação, dados da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) de 2016 mostram que a China domina mais de 30% do mercado global de ferramentaria, enquanto o Brasil detém apenas 0,4%. No cenário nacional, a dependência externa é ainda mais evidente: cerca de 50% dos ferramentais em geral e 100% dos moldes de peças grandes e de superfície classe A são importados.
Diante desse cenário, o projeto Descaal – Demonstrador de Alumínio Classe A, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é uma resposta promissora a esse desafio. Ele faz parte das iniciativas da linha IV de ferramentarias brasileiras mais competitivas, do programa governamental Rota 2030, que agora foi substituído pelo Mover.
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O Descaal visa a explorar o potencial do alumínio na fabricação de peças Classe A, como portas, capôs e paralamas, por meio da produção de um demonstrador em escala real do processo de estampagem dessas superfícies automotivas.
Com a expertise do Centro de Competência e Manufatura do ITA (CCM-ITA) e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a iniciativa busca ainda capacitar a indústria nacional, tornando-a referência mundial em tecnologia, produção e qualidade. O alumínio, material leve e resistente, oferece vantagens significativas em termos de redução de peso, eficiência energética e sustentabilidade, abrindo caminho para um futuro mais competitivo e inovador para o setor automotivo brasileiro.
Mãos na massa
O projeto Descaal é coordenado pelo professor Kahl Zilnyk, do CCM-ITA, e conta com o apoio fundamental da Novelis, uma das maiores produtoras de alumínio laminado do mundo. Essa iniciativa também se beneficia de uma forte parceria com diversas empresas e Information and Communications Technology (ICTs), que vão desde ferramentarias, sistemistas, empresas de software a montadoras, totalizando um consórcio de mais de vinte instituições, o que demonstra seu amplo alcance e impacto.
Oliver Toríbio, engenheiro especialista em P&D automotivo da Novelis, destaca que o projeto preenche uma lacuna no conhecimento do setor automotivo brasileiro, que ainda não produz localmente peças Classe A de alumínio.
“Uma vez entendido que existe um gap de conhecimento no setor em relação ao processamento do alumínio, entendemos que a participação da Novelis no projeto é uma forma de suportar a cadeia e difundir de forma sistêmica e estruturada todo o conhecimento, para que o segmento esteja preparado, contribuindo com a competitividade e implementação de novas tecnologias”, afirma.
De acordo com Toríbio, o projeto estrutura-se em diversas fases, abrangendo desde simulações e fabricação do ferramental necessário para a estampagem até análise detalhada das matérias-primas que compõem tanto a superfície da ferramenta como o alumínio a ser utilizado no estudo. Todo o processo é cuidadosamente modelado, com o objetivo final de produzir peças que atendam aos rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas montadoras. Paralelamente, ele dedica-se a identificar e mapear os gargalos que atualmente desafiam a indústria.
Impacto na cadeia produtiva
Segundo o engenheiro da Novelis, embora o Descaal ainda esteja em fase de execução, com foco atual na simulação de uma porta para veículo de passeio, os resultados já se mostram promissores. As empresas envolvidas estão adquirindo conhecimentos valiosos sobre o processamento do alumínio, impulsionando o desenvolvimento da cadeia produtiva e preparando o setor para a adoção de novas tecnologias.
“Analisando o setor, entendemos que existe oportunidade de continuar o trabalho, avançando para as próximas etapas do processo produtivo, como montagem, pintura e avaliação de comportamento do componente”, afirma Oliver Toríbio.
O engenheiro ressalta que o êxito desse projeto é crucial para que o conhecimento seja difundido de maneira ampla e organizada, capacitando o setor a enfrentar os desafios do futuro. O alumínio, com seu grande potencial para contribuir com a descarbonização, já é amplamente utilizado em outras regiões e pode ser de suma importância no alcance das metas do setor de transporte.
“O apoio da Novelis a projetos como esse é fundamental, uma vez que o alumínio oferece inúmeras vantagens para a indústria automotiva, como a redução de peso, que contribui diretamente com a descarbonização dos veículos ao melhorar sua eficiência energética”, pontua Toríbio.
O alumínio é a resposta
O material estrutural para o setor automotivo precisa atender a três requisitos: durabilidade e conforto, rigidez e resistência. Por esse motivo, o alumínio é o material certo, visto que:
Durabilidade e conforto
Além de reduzir a vibração, como o alumínio pesa um terço do aço, há 50% na redução do peso, deixando os veículos mais leves.
Rigidez
Oferece maior resistência a deformações, como amassados, torções e flexões. E uma vida útil mais longa devido à sua alta resistência à corrosão.
Resistência
O alumínio apresenta excelente capacidade de absorção de impactos e alta capacidade de carga.
Fonte consultada para a matéria: https://mover.fundep.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/PPT_Fundep-Rota2030_Vitrine-Tecnologica_LINHA-IV-DESCAAL-ITA.pdf
Crédito da imagem de abertura: HannaIvanova/stock.adobe.com
Fonte: Revista Alumínio